Artigos

Todos os textos assinados pela Ibá que discutem os principais temas de interesse do setor

05 2019
Uma indústria que não para de crescer e diversificar O setor de árvores plantadas é uma realidade de força econômica e importância no dia a dia de toda a sociedade.Mundialmente, o brasil se destaca como o segundo maior produtor de celulose; nacionalmente, os produtos florestais são o segundo maior item da exportação do agronegócio.
05 2019
Sustentabilidade: das ideias às ações transformadoras Somos a última geração capaz de fazer a diferença. A geração de nativos sustentáveis já tem idade para fazer protesto. E aos herdeiros do planeta, com 11 a 16 anos, interessa a ação.
05 2019
Debate sobre o meio ambiente tem que ser levado a sério, escreve Paulo Hartung Brasil não pode se fechar para o debate Copenhage é 1 exemplo a ser seguido Governo deve caminhar com setor privado
05 2019
Um novo desafio, a mesma inspiração Neste momento de minha caminhada, sigo novos caminhos, mas avanço sempre como o mesmo olhar orientado por perspectivas mais justas, inclusivas, sustentáveis e prósperas do que a realidade que experimentamos atualmente como nação.
04 2019
Vocação para o protagonismo ambiental ''Sem partidarismos e sem preconceitos, é hora d trabalharmos pelas futuras gerações.'' Paulo Hartung, economista, presidente-executivo Ibá, ex-governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010/2015-2018)
01 2019
Embalagens ajudam na luta contra o desperdício mundial de alimentos O mundo segue com o desafio de usar melhor seus recursos naturais ao mesmo tempo em que o aumento da população e dos padrões de vida puxam o consumo de bens. Todos os setores estão na busca de formas de produzir mais com menos, gerando menos prejuízos e com o menor impacto ao meio ambiente possível.
10 2018
A revolução do papel higiênico A China passou por um processo de urbanização e aumento do número de consumidores. Um dos efeitos é a tal da revolução dos papéis sanitários - fraldas, guardanapos e papel higiênico. Com isso, a China tem sido um importante destino do segmento de papel e celulose brasileiro. Hoje, fábricas são construídas de olho nesse consumidor e o país asiático representa 40% das exportações de celulose.
07 2018
Embalagem de papel dá espaço para inovação e agrega valor para a marca O segmento de papel tem registrado uma melhoria anual no seu desempenho. Entre janeiro e março, houve alta de 2,1%, com produção de 2,6 milhões toneladas de papel, sendo os papéis de embalagens responsáveis pela maior parte desse volume, 1,4 milhão de toneladas.
05 2018
Elizabeth de Carvalhaes: burocracia coloca em risco investimentos em florestas plantadas no Brasil Complexidade e número de instrumentos legislativos federais, estaduais e municipais que regulamentam a atividade tornaria o modelo pouco eficiente.
05 2018
Temos de agir pela biodiversidade hoje para garantir o nosso amanhã Nosso papel, aqui englobando todos os setores, não é simplesmente cuidar, mas criar e participar de iniciativas para conservar e fazer com que a nossa biodiversidade prospere
05 2018
A importância das árvores plantadas na regulação do ciclo da água O eucalipto é uma das espécies mais relevantes da silvicultura brasileira, setor que planta estas árvores para fins industriais. Além do eucalipto, outras espécies comuns da silvicultura brasileira são pinus e teca. O setor tem se tornado cada vez mais relevante na economia brasileira, e gerou, em 2017, 3,7 milhões de empregos diretos, indiretos e resultante do efeito renda e uma receita de R$ 71,1 bilhões, o que representa 6,2% do PIB Industrial do país.
04 2018
Quatro anos de muito trabalho e muitas conquistas para o setor florestal Por Elizabeth de Carvalhaes - Presidente Executiva da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Energia da International Chamber of Commerce (ICC) do Brasil