Artigos

Todos os textos assinados pela Ibá que discutem os principais temas de interesse do setor

03 2020
Cada um fazendo a sua parte, todos cuidando de todos Paulo Hartung chama atenção para mudança de hábitos diante a gravidade da pandemia do novo #coronavírus e comenta como o setor de árvores cultivadas tem atuado para que não faltem produtos de necessidades básicas para a população.
03 2020
O mundo novo que vem das árvores Artigo assinado por Paulo Hartung, publicado na revista O Papel, comenta sobre a revolução industrial da bioeconomia e o papel do setor de árvores cultivadas.
12 2019
Como Minas contribui para a COP 25 Artigo assinado por Paulo Hartung, publicado no jornal O Tempo, de Minas Gerais, demonstrando a força das florestas cultivadas no Estado e contribuições para a mitigação das mudanças climáticas.
12 2019
Como o Mato Grosso do Sul contribui nas discussões COP25 'A ciência confirma que a mudança do clima do planeta é atribuível à ação humana. A afirmação é reconhecida pelo Painel Intergovernamental ...'
10 2019
Mais investimentos no Brasil, mais desenvolvimento para os brasileiros Artigo assinado por José Carlos da Fonseca Júnior e Francisco de Godoy Bueno.
10 2019
O futuro está nas árvores O Brasil tem todas as condições para expandir seus plantios, sobretudo em áreas degradadas
08 2019
Ainda lidamos com o lixo como na Idade Média Produtos de papel têm origem sustentável e podem retornar à cadeia produtiva
08 2019
Tabelamento do frete aprofunda problemas “O Brasil precisa de soluções efetivas e menos intervencionistas”, comenta Paulo Hartung sobre o tabelamento do frete.
06 2019
A onda verde de 2019 Brasil tem tudo para ser protagonista na mitigação das mudanças climáticas
06 2019
Bioeconomia: oportunidade para o Brasil Um relatório do WWF-Brasil chamado Guia prático para decisões com impacto no longo prazo no Brasil traz um dado preocupante: por ano, o País perde cerca de R$ 9 bilhões em decorrência de eventos climáticos, como estiagens, inundações e vendavais.
05 2019
Uma indústria que não para de crescer e diversificar O setor de árvores plantadas é uma realidade de força econômica e importância no dia a dia de toda a sociedade.Mundialmente, o brasil se destaca como o segundo maior produtor de celulose; nacionalmente, os produtos florestais são o segundo maior item da exportação do agronegócio.
05 2019
Sustentabilidade: das ideias às ações transformadoras Somos a última geração capaz de fazer a diferença. A geração de nativos sustentáveis já tem idade para fazer protesto. E aos herdeiros do planeta, com 11 a 16 anos, interessa a ação.