Notícias da Ibá

Principais notícias publicadas na mídia nacional e internacional sobre a entidade e o setor

09 2022
Ibá ganha destaque no Valor Econômico, no O Globo e em diversos outros veículos no Dia da Árvore No Dia da Árvore (21/09), a Ibá foi destaque em importantes veículos nacionais como o Valor Econômico e O Globo, promovendo o setor de árvores cultivadas e seus impactos positivos.
08 2022
Embaixador José Carlos é entrevistado ao vivo no programa Planeta Campo, do Canal Rural O programa Planeta Campo, do Canal Rural, contou com a participação ao vivo do Embaixador José Carlos, que destacou o trabalho de conservação da biodiversidade realizado pelas companhias do setor de árvores cultivadas.
08 2022
“Deserto verde”? Florestas plantadas brasileiras venceram tabus para virar referência global “Nosso setor, há 50 anos, pode ter assustado as pessoas com suas espécies homogêneas, as chamadas espécies exóticas, como se aquilo fosse um risco ecológico. Mas, ao longo do tempo, acabamos nos tornando um vetor de preservação e de garantia da sobrevivência da biodiversidade”, relata o diplomata José Carlos da Fonseca, diretor-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
07 2022
Em parceria com FGV-IBRE, Ibá lança caderno de Emprego e Renda, com impactos sociais positivos da atividade de base florestal Levantamento inédito da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) indica que o setor de base florestal gera 2,8 milhões de oportunidades no país.
07 2022
Ibá destaca notícia do Jornal Nacional sobre produto desenvolvido a partir da nanocelulose de fibra de eucalipto O plástico filme, fabricado a partir da nanocelulose de fibra de eucalipto, conserva os alimentos por muito mais tempo.
06 2022
Paulo Hartung e Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. visitam a Veracel Nessa semana, Paulo Hartung e Embaixador José Carlos visitaram a RPPN Estação Veracel, maior reserva de Mata Atlântica no nordeste brasileiro.
05 2022
Ibá apresenta trabalho do setor de árvores cultivadas em painel sobre biossegurança florestal Em side event de “Biosegurança florestal como responsabilidade compartilhada: uma visão global”, da FAO, USDA e ACoFo, Patrícia Machado, gerente de Bioeconomia e Assuntos Florestais, apresentou aos participantes como o setor brasileiro de árvores cultivadas vem trabalhando cooperativamente com institutos de pesquisa e o governo na proteção florestal, com foco no controle de pragas e doenças florestais.
05 2022
Recuperação pós pandemia Embaixador José Carlos da Fonseca Junior, diretor executivo da Ibá, esteve em painel que discutiu o potencial das florestas na recuperação da economia e da sociedade no contexto pós-pandemia junto com a economista líder da TNC, Priya Shyamsundar; E deputy director-general da FAO, Maria Helena Semedo. O Embaixador destacou A ampla gama de inovações em novos produtos que estão alavancando ainda mais a presença das florestas na bioeconomia.
05 2022
Parcerias e colaboração para o manejo florestal sustentável A Ibá participou do evento organizado pela UNFF, com o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. que falou também como Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, da qual é co-facilitador, apresentando o case de sucesso desse grupo. A Ibá também apresentou as contribuições do setor para as metas do clima, metas da UNFF e para os SDGs.
05 2022
Ibá se reúne com PEFC Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., Nathália Granato e Camilla Marangon conversaram com o novo presidente do Conselho do PEFC internacional, Eduardo Rojas, do potencial do Brasil com novos investimentos para a entidade. Além de falar sobre o processo de transição do Cerflor.
05 2022
Diretor-geral do FSC recebe delegação da Ibá Kim Carstensen, diretor-geral do FSC Internacional, conversou em reunião com o time da Ibá, pontos que estão sendo debatidos para a Assembleia Geral da entidade, como intensificação sustentável, e o Framework de Remediação.
05 2022
Reunião com a IUFRO A Ibá esteve com Alexander Buck, diretor executivo da IUFRO (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal) e Daniel Boehnke, gerente de projeto. Um dos temas discutidos foi a importância de fortalecer a sinergia e cooperação entre pesquisadores e as demandas do setor privado. Também falaram do próximo Congresso Mundial da IUFRO que será em Estocolmo, em 2024.