Posicionamentos

A Ibá mantém posicionamentos públicos do setor de árvores plantadas sobre diversos temas relevantes

Setor Florestal Global

A ICFPA publicou três novas Declarações de Políticas em nome do setor global de produtos florestais que oferecem orientações úteis e insights

sobre o potencial da silvicultura e soluções inovadoras para ajudar a enfrentar uma série de desafios ambientais e econômicos atuais.

DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Biotecnologia Arbórea

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) considera o desenvolvimento e a adoção de tecnologias inovadoras no setor de árvores plantadas fundamentais para o uso eficiente dos recursos e ganhos de produtividade de forma sustentável. A proposta da associação é contribuir na discussão do tema, visando ao uso eficiente e sustentável dos recursos.

O posicionamento, elaborado com o apoio de empresas associadas, ressalta que as novas tecnologias devem ser utilizadas como complementares às técnicas convencionais.

Para a Ibá, a transgenia arbórea pode atuar como mais uma ferramenta para se obter características específicas de plantios,

tais como aumento da produtividade, melhoria da qualidade da madeira e resistência a pragas e doenças, à seca, ao frio ou à salinidade, particularmente relevantes por conta dos efeitos das mudanças climáticas.

A Ibá também reconhece a importância de um marco regulatório de biossegurança e de medidas que estimulem investimentos em pesquisas e inovação tecnológica. Por isso, é importante estimular o diálogo contínuo entre todas as partes e atores envolvidos.

DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Silvicultura e os Recursos Hídricos

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), publicou o documento “Silvicultura e os Recursos Hídricos”.

A publicação aponta aspectos técnicos obtidos por meio de uma revisão bibliográfica que relaciona a silvicultura e o ciclo hidrológico considerando a conjuntura atual dos recursos hídricos.

DOCUMENTO NA ÍNTEGRA