IBÁCAST

Confira os nossos Podcasts

Episódio 32 - Hoje é preciso incorporar os pilares ESG 20/10/2021

No episódio desta semana conversamos sobre o ESG na prática. Abordamos os aspectos que levaram este conceito a ganhar tamanha proporção e falamos sobre os desafios enfrentados pelas companhias para sua aplicação.

Quem conversa conosco sobre o tema é Débora Botini, gerente Financeira e de Governança Corporativa da Ibema.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 31 - As árvores cultivadas e o meio ambiente 13/10/2021

No episódio desta semana, vamos falar sobre os avanços no cultivo de árvores produtivas. Esta evolução vai muito além do ganho em produtividade, trazendo inúmeros benefícios ambientais. Quem conversa sobre isso conosco é Yeda Malheiros, pesquisadora da Embrapa Florestas.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 30 - Cuidamos de pessoas 06/10/2021

No episódio desta semana vamos conversar sobre oportunidades de vida e desenvolvimento sustentável. Na Bahia, o trabalho para o bem estar das pessoas vai além dos muros das companhias e chega até as comunidades vizinhas. Quem conversa sobre isto conosco é Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal).


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 29 - As arvores cultivadas são sinônimo de conservação 29/09/2021

Vamos falar sobre a função do eucalipto para a natureza e para o Brasil? Além de seu importante papel para origem de milhares de bioprodutos essenciais para o dia a dia, seu cultivo sustentável protege o solo, remove CO2 da atmosfera e ajuda, até mesmo, a filtrar a água da chuva que poderia trazer metais pesados para o lençol freático. Curioso(a)? Então vem com a gente no bate-papo com o Mauro Schumacher, professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (RS).


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 28 - O setor florestal é modelo de empreendedorismo 22/09/2021

No episódio desta semana do podcast do setor de árvores cultivadas, vamos detalhar sobre as oportunidades que uma atividade sustentável, como o cultivo de árvores para fins industriais, pode levar a milhares de brasileiros. Neste programa conversaremos sobre esta realidade no Rio Grande do Sul, que combina desenvolvimento sustentável com progresso socioeconômico.  Quem conversa conosco é Paulo César Azevedo, presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais – Ageflor.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 27 - A madeira é uma evolução sustentável na construção civil 15/09/2021

Inovação, tecnologia aplicada e carbono estocado. Utilizar madeira de Pinus para construção civil é um futuro próximo e viável para o Brasil, que atende aos anseios da sociedade por negócios sustentáveis, que auxiliam na mitigação das mudanças do clima,  leva desenvolvimento social para diversas regiões e que é economicamente viáveis. Quem conversa sobre a evolução do setor de árvores cultivadas no Estado do Paraná conosco é Álvaro Scheffer Jr., presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal -  APRE Florestas. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 26 - As árvores cultivadas que cuidam do solo, do ar e da água 09/09/2021

Cuidar do planeta também passa pelas mãos da sociedade, que pode optar por produtos de origem ambientalmente correta, pós-uso adequado e com certificação que confere rastreabilidade. Para proporcionar esta chance de escolha sustentável aos consumidores, o setor de árvores cultivadas vem investindo no manejo correto e na conservação da biodiversidade, de modo a levar itens essenciais para o dia a dia de todos, sem deixar de lado o zelo com a natureza. No programa desta semana, lembramos um pouco sobre tudo o que foi discutido ao longo dos 25 episódios do IbáCast que foram produzidos até aqui.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 25 - Temos as florestas nativas mais bem conservadas de SC 01/09/2021

No episódio desta semana vamos falar abordar os benefícios que o setor de árvores cultivadas leva para o Estado de Santa Catarina. Um trabalho cuidadoso, baseado nos pilares econômico, social e ambiental, que promove o cuidado com a natureza, gera valor para a sociedade e entrega itens fundamentais para o dia a dia. Quem conversa sobre isto conosco é Mauro Murara, diretor executivo da ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 24 - A resina de árvores cultivadas gera produtos sustentáveis 25/08/2021

Presente no nosso dia a dia e onde menos esperamos, até mesmo no chiclete! Sim, tem árvore cultivada na goma de mascar, na tinta para pintar o asfalto, em perfumes e muito mais. Por meio da resina e suas diversas aplicações, diferentes produtos levam a sustentabilidade do plantio florestal para o cotidiano da sociedade.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 23 - ESG é uma jornada 18/08/2021

Muito falado atualmente, ESG ainda é um conceito que está sendo compreendido pela sociedade. “Trata-se de uma jornada”, como afirma nosso entrevistado deste episódio. O programa desta semana dá luz ao assunto, trazendo o histórico, quais são seus pilares, os benefícios sociais, as vantagens para as companhias, caminhos que empresas podem seguir para colocar ESG em prática e como o setor de árvores cultivadas está posicionado neste cenário.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 22 - O setor de árvores cultivadas representa o desenvolvimento verde na prática 11/08/2021

Presente em todo o Brasil, o setor de árvores cultivadas tem levado desenvolvimento social e ambiental a diversas regiões do País. Minas Gerais é um exemplo dos benefícios da presença desta agroindústria, que tem recuperado áreas degradadas no Estado mineiro e levado oportunidade e renda para as centenas de municípios em que tem atuação.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 21 - Prevenção e combate a incêndios florestais 04/08/2021

O cuidado ambiental é uma cultura do setor de árvores cultivadas, que depende de uma natureza saudável para que possa levar itens essenciais para o dia a dia da sociedade. Por isso, o trabalho na *prevenção e combate aos incêndios florestais* tem sido cada vez mais profundo. Conscientização, atuação em conjunto com diversos atores da sociedade civil e investimento em tecnologia são realidades das companhias que fazem parte desta agroindústria. 


- Ouça também nas plataformas: