IBÁCAST

Confira os nossos Podcasts

Episódio 28 - O setor florestal é modelo de empreendedorismo 22/09/2021

No episódio desta semana do podcast do setor de árvores cultivadas, vamos detalhar sobre as oportunidades que uma atividade sustentável, como o cultivo de árvores para fins industriais, pode levar a milhares de brasileiros. Neste programa conversaremos sobre esta realidade no Rio Grande do Sul, que combina desenvolvimento sustentável com progresso socioeconômico.  Quem conversa conosco é Paulo César Azevedo, presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais – Ageflor.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 27 - A madeira é uma evolução sustentável na construção civil 15/09/2021

Inovação, tecnologia aplicada e carbono estocado. Utilizar madeira de Pinus para construção civil é um futuro próximo e viável para o Brasil, que atende aos anseios da sociedade por negócios sustentáveis, que auxiliam na mitigação das mudanças do clima,  leva desenvolvimento social para diversas regiões e que é economicamente viáveis. Quem conversa sobre a evolução do setor de árvores cultivadas no Estado do Paraná conosco é Álvaro Scheffer Jr., presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal -  APRE Florestas. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 26 - As árvores cultivadas que cuidam do solo, do ar e da água 09/09/2021

Cuidar do planeta também passa pelas mãos da sociedade, que pode optar por produtos de origem ambientalmente correta, pós-uso adequado e com certificação que confere rastreabilidade. Para proporcionar esta chance de escolha sustentável aos consumidores, o setor de árvores cultivadas vem investindo no manejo correto e na conservação da biodiversidade, de modo a levar itens essenciais para o dia a dia de todos, sem deixar de lado o zelo com a natureza. No programa desta semana, lembramos um pouco sobre tudo o que foi discutido ao longo dos 25 episódios do IbáCast que foram produzidos até aqui.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 25 - Temos as florestas nativas mais bem conservadas de SC 01/09/2021

No episódio desta semana vamos falar abordar os benefícios que o setor de árvores cultivadas leva para o Estado de Santa Catarina. Um trabalho cuidadoso, baseado nos pilares econômico, social e ambiental, que promove o cuidado com a natureza, gera valor para a sociedade e entrega itens fundamentais para o dia a dia. Quem conversa sobre isto conosco é Mauro Murara, diretor executivo da ACR – Associação Catarinense de Empresas Florestais. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 24 - A resina de árvores cultivadas gera produtos sustentáveis 25/08/2021

Presente no nosso dia a dia e onde menos esperamos, até mesmo no chiclete! Sim, tem árvore cultivada na goma de mascar, na tinta para pintar o asfalto, em perfumes e muito mais. Por meio da resina e suas diversas aplicações, diferentes produtos levam a sustentabilidade do plantio florestal para o cotidiano da sociedade.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 23 - ESG é uma jornada 18/08/2021

Muito falado atualmente, ESG ainda é um conceito que está sendo compreendido pela sociedade. “Trata-se de uma jornada”, como afirma nosso entrevistado deste episódio. O programa desta semana dá luz ao assunto, trazendo o histórico, quais são seus pilares, os benefícios sociais, as vantagens para as companhias, caminhos que empresas podem seguir para colocar ESG em prática e como o setor de árvores cultivadas está posicionado neste cenário.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 22 - O setor de árvores cultivadas representa o desenvolvimento verde na prática 11/08/2021

Presente em todo o Brasil, o setor de árvores cultivadas tem levado desenvolvimento social e ambiental a diversas regiões do País. Minas Gerais é um exemplo dos benefícios da presença desta agroindústria, que tem recuperado áreas degradadas no Estado mineiro e levado oportunidade e renda para as centenas de municípios em que tem atuação.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 21 - Prevenção e combate a incêndios florestais 04/08/2021

O cuidado ambiental é uma cultura do setor de árvores cultivadas, que depende de uma natureza saudável para que possa levar itens essenciais para o dia a dia da sociedade. Por isso, o trabalho na *prevenção e combate aos incêndios florestais* tem sido cada vez mais profundo. Conscientização, atuação em conjunto com diversos atores da sociedade civil e investimento em tecnologia são realidades das companhias que fazem parte desta agroindústria. 


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 20 - Embalagens mais sustentáveis que ajudam o planeta 30/07/2021

Produtos de papel de baixo carbono, com origem de fonte renovável e forte processo de reciclagem. São soluções do setor de árvores cultivadas, como o copo de papel e embalagens como muita inovação, que atendem a demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis e que ajudam o planeta. Quem explica melhor sobre o tema e como as mudanças climáticas e a pandemia estão afetando o comportamento do consumidor é Andrea Lacerda Pegorini é gerente de SGI, Qualidade e Meio Ambiente da Ibema.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 19 - A árvore é uma grande biorrefinaria da floresta 22/07/2021

São inúmeras as possibilidades que as árvores cultivadas para fins industriais podem oferecer. Além dos bioprodutos que temos hoje em nosso dia a dia, o setor está de olho no futuro e desenvolvendo outras soluções como uma alternativa àqueles oriundas de fontes não renováveis.
Quem explica melhor sobre o assunto é o Renato Damásio, pesquisador especialista da Klabin.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 18 - O Brasil é um dos maiores recicladores de papel do mundo 21/07/2021

De origem renovável, com cadeia sustentável e pós-uso adequado. O tema do episódio desta semana é sobre a reciclagem do papel, cujo trabalho posiciona o Brasil como um dos países que mais recupera o produto no mundo. Além de discutir sobre o assunto, também explicamos ao ouvinte o que pode ou não ser reciclado.


- Ouça também nas plataformas:
Episódio 17 - Setor de árvores cultivadas: um dos faróis da bioeconomia 08/07/2021

Quem é o setor que tem iluminado o caminho da bioeconomia? A indústria de base florestal tem investido em manejo sustentável, conservação, bioprodutos, para o hoje e para o futuro, e pós-uso adequado. Ao longo de 16 episódios tratamos cada um destes temas. Mas para o programa desta semana*, demos luz novamente aos nossos entrevistados, que juntos comentaram o porquê este é um setor que conecta o hoje com um futuro mais sustentável.


- Ouça também nas plataformas: