WestRock: Conservar recursos hídricos também é nosso papel no mundo

WestRock: Conservar recursos hídricos também é nosso papel no mundo

Como parte do compromisso WestRock em melhorar o planeta, nosso negócio florestal mantém um programa de monitoramento de recursos hídricos nas áreas florestais da empresa por mais de 10 anos, em parceria com o IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, dentro do PROMAB – Programa Cooperativo de Monitoramento de Bacias Hidrográficas.

Por meio do estudo, avaliamos se o manejo de florestas plantadas impacta na disponibilidade de água no solo e nos rios e riachos próximos às áreas florestais, a fim de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos recursos hídricos e combater a desertificação e degradação da terra. Comprovou-se, ao comparar os indicadores nas microbacias que, o consumo, a disponibilidade e a qualidade da água produzida em uma floresta plantada WestRock é semelhante à floresta nativa, mesmo nos momentos em que ocorrem operações de colheita de madeira e silvicultura. Esse acompanhamento é um dos principais responsáveis por desmistificar o mito de que as florestas plantadas e monocultura secam o solo.  

Entre os indicadores de destaque estão o rendimento e o balanço hídrico. Considerando a média histórica até o ano de 2020, a disponibilidade de água foi de 27% para os rios na microbacia de pinus e 27% na microbacia de nativa. Já a produção de água ficou em torno de 514 mm na microbacia de Pinus e 478 mm na microbacia de nativa.

No último ano, esse acompanhamento dos recursos hídricos e seus resultados foram um case WestRock vencedor no 22º Prêmio Fritz Muller, promovido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. A premiação é o principal reconhecimento ambiental do Estado aos projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.

São muitos os exemplos, além deste, que evidenciam o nosso compromisso em melhorar o planeta e preservar a disponibilidade de recursos hídricos que compartilhamos. Mas, acreditamos que podemos fazer mais e, por isso, também estamos comprometidos em reduzir o consumo de água em nossas operações.