WestRock adota processos nos três pilares de sustentabilidade

WestRock adota processos nos três pilares de sustentabilidade

Por meio de um negócio que integra Floresta, Papel e Papelão Ondulado, o modelo WestRock é Regenerativo. Além da conservação, as nossas florestas plantadas regeneram o planeta, ao removerem e estocarem milhares de toneladas de carbono da atmosfera todos os anos – somente em 2021, nossas florestas removeram e estocaram mais de 443 mil toneladas de CO₂ da atmosfera. São milhares de hectares de florestas plantadas para fins produtivos e áreas nativas preservadas que removem milhares de toneladas de carbono da atmosfera anualmente – quantidade superior do que todas as emissões associadas ao negócio.  Com investimento em pesquisa e tecnologia, desenvolvemos florestas plantadas com árvores que são 40% mais produtivas e, logo, removem mais CO2 da atmosfera do que a média de outras florestas plantadas no país (ref: Ibá). Nossas chamadas Superárvores são fruto de mais de 60 anos de investimentos em pesquisa & desenvolvimento e melhoria genética para aumento de produtividade, removendo da atmosfera mais de 1 tonelada de CO₂ por minuto.  

Cientes dos impactos do crescimento produtivo de uma indústria, também continuamos buscando projetos de eficiência e produtividade e no foco em redução do uso de combustíveis fósseis em todas as operações. Adotamos tecnologias de baixo carbono, como a autoprodução de 85% da energia utilizada em nossa fábrica de papel por meio de biocombustíveis – alcançada com investimentos na expansão da planta -, mantendo, assim, o uso majoritário de energia limpa e de fonte renovável em nossa matriz energética.  

No último ano, também passamos a integrar compromissos empresariais para impulsionar a redução de emissões no país. Assinamos o posicionamento Empresários Pelo Clima – iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do qual a WestRock é associada desde 2021. A publicação tem como objetivo demonstrar o compromisso do setor privado com uma economia de baixo carbono e com as metas assumidas no Acordo de Paris, para o combate às mudanças climáticas. 

Apesar das iniciativas de baixo carbono adotadas no negócio WestRock, entendemos que podemos ir além e, por isso, aprovamos globalmente junto ao Based Targets initiative (SBTi) uma meta de redução de nossas emissões dos escopos 1, 2 e 3 em 27,5% até 2030, alinhados com o Acordo de Paris, para contribuirmos com a mitigação das mudanças climáticas. Para alcançá-la, estaremos investindo em uma série de ações à nível global, como a avaliação dos combustíveis utilizados e, no Brasil, a contratação de consultoria especializada para o desenvolvimento de planos de ação que contribuam na descarbonização de nossas operações. O trabalho também inclui a gestão de emissões de GEE junto com todos os líderes das unidades de negócios, com a busca pela implementação de projetos de melhoria contínua, considerando o nosso potencial de redução, tanto nas emissões diretas, quanto nas indiretas.