WestRock | Somos a Economia Circular em Ação

WestRock | Somos a Economia Circular em Ação

O modelo de negócios WestRock é sustentável e tem como base a bioeconomia circular. Ao contrário da tradicional Economia Linear, a bioeconomia circular evita o desperdício, a geração e o envio de resíduos para aterros. Para isso, buscamos utilizar os recursos com responsabilidade, para que eles retornem para o processo, circulando em nossa cadeia de forma eficiente. 

Todos os nossos produtos, desde o negócio florestal (sementes, mudas e toras de madeira), a linha de papéis HyPerform® e, finalmente, nossas embalagens de papelão ondulado, são de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis. Nossos papéis e embalagens têm como matéria-prima somente fibras naturais, tanto virgens – provenientes de nossas florestas plantadas duplamente certificadas e de fontes responsáveis – quanto recicladas, vindas da economia circular. 

Em nossas operações, já contribuímos para a bioeconomia circular com o uso de energia limpa, gerada através de biocombustíveis: na nossa fábrica de Hyperform® em Três Barras – SC, resíduos da produção do papel, como a biomassa e o licor preto, são utilizados para produzir a maior parte da energia consumida pela unidade.

Com a conclusão do projeto de expansão da fábrica de Papel, os biocombustíveis representam 85% da fonte de energia da unidade. Mas, ainda assim, entendemos que podemos ir além: entre nossas iniciativas voluntárias de sustentabilidade até 2030 está a ampliação do uso de energia renovável em todas as nossas unidades – medida que fomenta, cada vez mais, a economia circular e de baixo carbono em nossas operações.

Nossas iniciativas de economia circular não param por aí. Em nossa fábrica de Papel, também transformamos, por meio da compostagem, resíduos sólidos biodegradáveis em um composto orgânico rico em nutrientes, ideal para a agricultura e para a regeneração do solo. 

Entre 2019 e 2020, 95,5% desses resíduos foram transformados e reutilizados e mais de 117 mil toneladas do condicionador de solo foram distribuídas gratuitamente para a comunidade, para o uso em hortas, pomares, na agricultura familiar, entre outros.

Em 2021, o programa iniciou uma nova etapa, explorando princípios de economia circular: após a geração do resíduo fabril e sua compostagem na central de tratamento, o composto orgânico – que auxilia na regeneração do solo para o cultivo dos alimentos – é aplicado na plantação de agricultores familiares da região. Após a colheita, as hortaliças são destinadas ao refeitório WestRock, alimentando cerca de 900 funcionários nas mais de 14 mil refeições mensais disponibilizadas.

Uma iniciativa com diversas parcerias que assegura que resíduos são tratados e retornam à natureza regenerando o solo, contribuem para a produção de alimentos de qualidade para funcionários(as) da empresa e ainda geram renda e desenvolvimento para os produtores rurais da região.