Viveiros Bracell: tecnologia em prol da sustentabilidade

Viveiros Bracell: tecnologia em prol da sustentabilidade

Companhia possui quatro viveiros, sendo dois no estado da Bahia e dois em São Paulo, com capacidade de produção de mais de 80 milhões de mudas por ano

A busca por produtos de fontes renováveis segue em alta no mundo globalizado, fato que vem impulsionando negócios como a expansão das áreas de florestas plantadas.

As florestas de eucalipto são um excelente exemplo, sendo a madeira uma matéria-prima 100% renovável. A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e empresa do grupo RGE, fornece produtos diversificados à base de eucalipto, produzidos de forma sustentável.

Tudo começa no viveiro, onde são produzidas as mudas para plantios de alta produtividade. Atualmente, a Bracell possui quatro viveiros, sendo dois no estado da Bahia e dois em São Paulo, com capacidade de produção de mais de 80 milhões de mudas por ano. Em 2021, a Bracell produziu 59,8 milhões de mudas (26,8 milhões na Bahia e 33 milhões em São Paulo). A empresa está ampliando seus viveiros e o volume excedente terá como destino áreas de plantio em São Paulo e também em Mato Grosso do Sul. Para fazer frente ao aumento da capacidade de mudas dos viveiros, a empresa está ampliando o efetivo pessoal, gerando novas oportunidades de emprego.

A fim de garantir a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, a companhia utiliza tecnologia de ponta. Um exemplo é a automatização dos viveiros na unidade da empresa em Lençóis Paulista (SP), com a adoção de modernas técnicas de produção e controle como, por exemplo, os sistemas de irrigação e nutrição automatizados, com canais individualizados que realizam a injeção de fertilizante conforme a necessidade nutricional das mudas e que podem ser controlados remotamente, em cada etapa do processo.

Outro destaque no quesito de sustentabilidade é o reuso da água. Na operação de São Paulo, por exemplo, a água excedente da irrigação é reaproveitada no viveiro. Ao cair no solo, é direcionada por tubulações a um reservatório e reutilizada na fase final da produção de mudas. Na Bahia, toda a água utilizada na irrigação do viveiro, lançada por meio dos irrigadores e aspersores, é drenada por um sistema subterrâneo que devolve a água ao lençol freático.

Além disso, a Bracell conta com uma área de Pesquisa & Desenvolvimento Florestal, que inclui um robusto programa de melhoramento genético. Por meio deste programa, são disponibilizados continuamente novos clones com maior adaptação às condições climáticas locais (produtividade, tolerância à pragas e doenças, qualidade da madeira), bem como métodos mais eficientes de clonagem do eucalipto. Na Bahia, a área de P&D Florestal conta também com um laboratório de cultura de tecidos, capaz de disponibilizar aos viveiros mudas rejuvenescidas e livres de patógenos dos novos clones a serem multiplicados em escala comercial.

Todas essas ações reforçam o compromisso da companhia em construir um legado socioambiental em todos os aspectos de suas operações.

 [MP1]Imagem no e-mail