Veracel mantém quase 100% de reciclagem e avança na economia circular no sul da Bahia

A Veracel Celulose, localizada em Eunápolis (BA), mantém um índice anual de reciclagem acima de 99% em sua fábrica, com um aumento de cerca de 30% no reaproveitamento de resíduos na última década. Esse desempenho reflete o compromisso contínuo da empresa com a gestão ambiental eficiente e a economia circular.
Superado o desafio de aumentar a reciclagem, a empresa busca a diversificação da destinação de resíduos. “Atualmente, estamos conduzindo algumas iniciativas, sendo algumas delas inovadoras, voltadas para novas aplicações dos resíduos industriais para otimizar processos florestais e na construção civil. Os experimentos estão em curso e os resultados preliminares são animadores”, antecipa Tarciso Matos, coordenador de meio ambiente da Veracel.
A produção de corretivos de solo e fertilizantes, fabricados a partir dos resíduos do processo de fabricação de celulose, movimentam uma grande cadeia produtiva. Além de contribuir para a redução do uso de recursos naturais, essa atividade gera 27 empregos diretos e cerca de 100 produtores rurais compram produtos agrícolas de qualidade, a preços mais competitivos, dinamizando a agricultura e a silvicultura no sul da Bahia.
Com essas iniciativas, a Veracel reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização das comunidades locais e a promoção de uma economia circular que integra produção, preservação ambiental e geração de valor para a região.