Veracel inaugura central de monitoramento digital de sua fábrica

Veracel inaugura central de monitoramento digital de sua fábrica

Em tempos em que cada vez mais a tecnologia e a automação de processos estão presentes no dia a dia das empresas, a Veracel Celulose, indústria localizada no Sul da Bahia, acaba de inaugurar sua Sala de Confiabilidade 4.0. O espaço irá centralizar todos os dados monitorados da planta e integrar tecnologias da Indústria 4.0 como inteligência artificial, indicadores de performance) e Big Data (estudo e interpretação de grandes volumes de dados). A iniciativa deve reunir informações de mais de 5.000 equipamentos e vários sistemas simultaneamente e tem o objetivo de acompanhar todo o processo industrial e identificar, analisar e indicar previamente soluções para problemas, aliando agilidade, segurança e economia de recursos.

A Sala de Confiabilidade 4.0 permitirá que as equipes acompanhem todas as informações dos sensores e maquinários da fábrica. Será possível monitorar todos os dados industriais e ainda compartilhar essas informações de forma rápida com outras equipes da empresa. Com a tecnologia, a empresa projeta ganhos na estabilidade de produção da celulose, com a avaliação de informações e dados de forma muito mais precisa, evitando sobrecarga de equipamentos, padronizando alertas e facilitando a integração dos sistemas e áreas. 'É um avanço na prevenção de falhas e na assertividade na atuação das equipes e na tomada de decisão', sintetiza Fernando Sanchez Laserna, gerente de Engenharia Manutenção e Controle Técnico da Veracel.

O monitoramento realizado na Sala de Confiabilidade 4.0 contempla todas as etapas de produção da planta, desde a chegada da madeira até a entrega da celulose, sendo o resultado de um trabalho em conjunto das áreas de tecnologia da informação e confiabilidade.

'Estamos transformando nossa fábrica com maior digitalização e automatização. Isso traz segurança, estabilidade da planta e ainda mais qualidade aos processos existentes', declara Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel. 'Essas tecnologias abrem novas possibilidades de melhorias, ao mesmo tempo em que mantêm nossas pessoas mais focadas em processos especializados e na gestão do conhecimento que essas ferramentas proporcionam', afirma ainda o diretor.