Conceito ESG Veracel Celulose

Conceito ESG Veracel Celulose

A Veracel Celulose tem a sustentabilidade como um valor primordial que promove transformações positivas importantes para a sociedade e eleva o potencial competitivo da empresa. A sustentabilidade já é uma estratégia transversal e sistêmica na organização, porém a empresa busca se aprofundar constantemente nos avanços em melhores práticas. Neste sentido, em 2021, a companhia iniciou um Programa de Internalização da Sustentabilidade com o objetivo de engajar suas lideranças e equipes nessa importante missão de incorporar ainda mais em seu dia a dia os conceitos e tendências na temática ASG: Governança, Social e Ambiental, mundialmente conhecida pela sigla em inglês ESG: Environmental, Social and Corporate Governance.

O programa de Internalização da Sustentabilidade traz um equilíbrio entre as últimas tendências, conceitos e paradigmas globais sobre o tema e necessidades locais do setor e de mercado para fortalecer estratégias e processos da empresa enquanto reconhece e valoriza onde já é inovadora e referência. Através de uma série de capacitações, escutas de seus públicos variados e reflexões coletivas, a Veracel busca incorporar ainda mais essa visão sustentável no seu planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo e gerar benefícios para o negócio e para o desenvolvimento local sustentável. Ele também corrobora para o fortalecimento da cultura cada vez mais colaborativa e humanizada que a empresa também vem implementando.

 “Estamos cocriando e fortalecendo uma agenda estratégica que irá promover reflexões a respeito da importância de trabalharmos o tema sustentabilidade em todas as nossas áreas, tornando-a cada vez mais um diferencial competitivo de negócio para a Veracel. Vamos além. Durante os encontros, vamos abordar a relevância da captura de valor no dia a dia de trabalho, a colaboração entre equipes e a importância de tratarmos os temas de sustentabilidade como norteador transversal, englobando desde o planejamento até as atividades operacionais.”, explica o diretor de Sustentabilidade, Renato Carneiro. 

A programação dos workshops trará um conteúdo direcionado para cada perfil dos públicos internos da Veracel, buscando destacar estratégias, tendências socioeconômicas e ambientais, exemplos de mercado e novos paradigmas que estão promovendo mudanças em todos os setores, mas principalmente com um direcionamento para o setor florestal e de papel e celulose.

Com a ampliação da capacitação das lideranças da empresa nos conceitos ASG, a Veracel espera criar oportunidades mais inclusivas e inovadoras, atreladas a benefícios de interesse comum da empresa e da sociedade.