Veracel Celulose: Monitoramento e uso inteligente da água em todos os seus processos

Veracel Celulose: Monitoramento e uso inteligente da água em todos os seus processos

Na Veracel, cuidar da água com responsabilidade é um compromisso em todos os processos e negócios. Por isso, a companhia iniciou o monitoramento ambiental do Rio Jequitinhonha e do manguezal na foz do rio com antecedência de 2 anos ao início de sua operação da fábrica, em maio de 2005. Essa é uma importante ferramenta de gestão ambiental, que ajuda a companhia a avaliar periodicamente possíveis interferências do lançamento do efluente tratado da fábrica na qualidade da água e na biota do rio.  

Além disso, há 16 anos são conduzidos estudos sobre a dinâmica das microbacias pareadas quanto a quantidade e qualidade da água de superfície e do lençol freático. Com o monitoramento, a Veracel consegue avaliar se o manejo florestal empregado é ambientalmente adequado, inclusive sendo avaliado periodicamente para a renovação de certificações. Além disso, a companhia também utiliza essas informações para buscar sempre melhorias em seu manejo florestal em área própria e de parceiros, levando em consideração a premissa fundamental da empresa com a proteção do meio ambiente.

“Estamos passando por um período de intensa flutuação climática, por isso, é sempre importante avaliarmos novas formas de atuação para estarmos preparados para essas mudanças e ajustarmos, conforme necessário, nosso manejo, de forma a mitigar quaisquer impactos nos recursos hídricos. Por isso, mais do que nunca, esse monitoramento é fundamental para o planejamento de longo prazo da empresa”, explica Helton Lourenço, coordenador de Manejo Florestal da Veracel.

Além disso, em sua operação industrial, a Veracel estabelece continuamente metas de redução de uso da água em sua produção de celulose. Até 2015, o consumo era de 25 m3/tsa, quando a empresa implementou a um projeto de redução do uso de água, baseado na metodologia Lean Six Sigma (conjunto de práticas para aprimorar sistematicamente os processos), que trouxe novas lógicas de automação para controle dos níveis dos tanques e eliminação dos transbordos, correções em válvulas e comportas, instalação de novos alarmes nos painéis para os operadores e a utilização de uma ferramenta de gestão de água online para indicar a origem das perdas, entre outras ações. Esta metodologia ajudou a melhorar o desempenho da empresa em relação ao uso da água e reduziu a vazão média anual de uso de água para fabricação de celulose, em mais de 11%, em 4 anos, passando dos originais 25 m3/toneladas de celulose para 22,2 m3/toneladas de celulose, meta que vem sendo mantida e que coloca a empresa como uma das referências mundiais de uso consciente de água no setor de celulose.