Veracel: Ações de economia circular na floresta e indústria

Veracel: Ações de economia circular na floresta e indústria

A Veracel está sempre empenhada em ampliar suas ações de economia circular em todas as suas operações. Um case de destaque da empresa é o de gestão de resíduos. Em 2020 a companhia fechou o ano com a média de 99% de reciclagem, alcançando, por três meses, a considerável marca de 100%. 

A gestão de resíduos da Veracel foi tema de artigo técnico apresentado no 53º Congresso anual da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), realizado em 2020, tendo sido premiado como um dos dez melhores estudos de caso apresentados. São soluções inéditas no setor e compartilhar o conhecimento pode inspirar iniciativas exitosas em outras empresas.

 “A Veracel se destaca também na forma como destina a maior parte dos resíduos industriais. A estratégia adotada pela empresa para tratamento desses resíduos foi transformar os resíduos orgânicos, como lodo biológico da ETE, em adubo orgânico e as cascas de eucalipto em substrato para planta. Bem como, converter os resíduos minerais, como dregs, grits e cinza leve em corretivos de acidez de solo. Os produtos agrícolas oriundos dos resíduos industriais foram registrados no Ministério da Agricultura e passaram a ser comercializados com os produtores rurais da região e também utilizados nos plantios de eucalipto da Veracel. 100% do corretivo de solo utilizado pela área florestal nos plantios de eucalipto são produzidos na Central de Tratamento de Resíduos da fábrica da Veracel. 

“Ao longo dos anos, nós estudamos e descobrimos formas inovadoras de reaproveitamento dos resíduos no próprio processo de fabricação de celulose ou formas de torná-los recicláveis. Compartilhar as nossas práticas ambientais com o setor nacional e internacional de produção de celulose e com meio científico é um compromisso da Veracel com a sociedade e com o meio ambiente”, pontua Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.