TTG | Programa Sempre Viva

TTG | Programa Sempre Viva

Há cerca de 7 anos a TTG Brasil realiza o programa de educação ambiental “Sempre Viva” nas zonas de influências das áreas sob sua gestão. Este programa tem por objetivo criar condições para que os grupos das comunidades locais e demais partes interessadas possam debater e refletir a respeito do cuidado e preservação do meio ambiente de uma maneira mais ampla e inserida no seu cotidiano.

Dentro do programa, a depender do público, são executados projetos distintos, sendo eles:

Formação de Agentes Ambientais: consiste em treinamentos sobre o tema educação ambiental realizado com escolas e comunidades locais.

Ecoescola: consiste na realização de atividades sobre o tema educação ambiental em escolas nas áreas de atuação, tais como: palestras, cursos, gincanas, entre outros.

Troca de saberes: consiste na realização de atividades sobre o tema educação ambiental em comunidades nas áreas de atuação, tais como: palestras, cursos, oficinas, entre outros.

Mobilização social para programas socioambientais: consiste no engajamento das comunidades locais através de campanhas adicionais de comunicação sobre as operações florestais e ações que são realizadas pela empresa em prol do meio ambiente, reforçando as medidas para proteção ambiental e mitigação de impactos, através da distribuição de folders de conscientização, reuniões, entre outros.

Encontros Ambientais: consiste na realização de atividades sobre o tema educação ambiental com colaboradores terceiros nas áreas de atuação, tais como: palestras, cursos, oficinas, entre outros.

Durante o ano de 2023 foram realizadas várias atividades dentro do Programa, apresentamos a seguir alguns dos resultados:

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, durante o mês de março, foi desenvolvida uma atividade voltada para a conservação dos recursos florestais e sua importância para preservação dos rios e nascentes. De forma lúdica foram construídas maquetes de ambientes naturais com e sem a presença de vegetação, para que os alunos pudessem ver na prática o impacto das chuvas e a diferença de comportamento em ambas as situações. Ao final, os alunos construíram um mini filtro de água ecológico que puderam levar para suas casas.

 

Essa atividade atingiu mais de 90 alunos diretamente, na faixa etária de 10 a 12 anos, em escolas dos municípios de Diamantina, Turmalina, Francisco Dumont e Olhos D'Água em Minas Gerais.

MÊS DO MEIO AMBIENTE

Durante os dias 13 a 16 de junho de 2023, ocorreram as ações em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. A apresentação do teatro aconteceu em 5 escolas nos municípios de Grão Mogol, Olhos D’Água, Couto de Magalhães de Minas, Berilo e Turmalina em Minas Gerais e participaram cerca de 146 pessoas, entre alunos e professores.

A atividade teve como objetivo destacar a importância da conscientização e da preservação ambiental, de forma lúdica e divertida para os alunos e professores das escolas. O teatro abordou temas como desperdício de água, separação de resíduos e queima de lixo. Enfatizando que com ações simples do dia a dia, podemos preservar a natureza.

Ainda durante o mês do meio ambiente, foram desenvolvidas atividades junto a 05 comunidades rurais.

 

Uma oficina de confecção de terrários foi feita com muito carinho para o público, onde foram levadas diversas espécies de suculentas para serem plantadas pelos participantes. A atividade, além de recreativa, tinha o objetivo de reutilização de potes de vidro que seriam descartados evitando a geração de resíduos. Cerca de 60 moradores da comunidade participaram da atividade.

HORTA SUSPENSA COM CAPACETES DE SEGURANÇA

Nos dias 13 e 22 de setembro foram realizadas as construções de hortas suspensas com capacetes de segurança em 2 escolas nos municípios de Diamantina e Olhos D’Água em Minas Gerais. Participaram dessa ação 16 estudantes e professores.

Foi uma primeira ação em conjunto da área social, segurança do trabalho e administrativo da TTG Brasil em Minas Gerais. Os capacetes utilizados na ação são oriundos da área de segurança da empresa, estão fora do prazo de validade e não podem ser mais utilizados como EPI. Desta forma, buscou-se uma forma de reaproveitá-los, dando uma destinação ambientalmente adequada, incentivando a reciclagem e estimulando os alunos a preservarem e cuidarem das plantas. Cada aluno ganhou um capacete, no qual foram identificados com o tipo de muda e o nome do aluno, responsabilizando-os pelo cuidado com a planta. Ao todo, foram 22 capacetes reutilizados.

DIA DA ÁRVORE

Durante os dias 18 e 21 de setembro foram realizados plantios de mudas em 4 escolas participantes do programa, em comemoração ao Dia da Árvore que é celebrado no dia 21 de setembro. Foram realizado o plantio de 22 mudas nas escolas. Essa ação teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. As mudas escolhidas para plantio foram nativas do cerrado e contamos com a participação de todos os alunos na execução da atividade, valorizando ainda mais o cuidado com as plantas.

Parcerias entre empresas e comunidades devem ser baseadas em princípios de respeito mútuo, cooperação e benefícios compartilhados, valorizando o conhecimento local e promovendo a inclusão social considerando aspectos sustentáveis e que tragam benefícios e desenvolvimento as partes envolvidas. Essas parcerias podem atuar na impulsão do desenvolvimento local e, consequentemente, pode atender a algum nicho de grande relevância para o próprio empreendimento ou comunidades adjacentes.

“Ações como estas são de extrema importância para proporcionar conhecimento e desenvolvimento social e econômico aos grupos de comunidades locais e demais partes interessadas das zonas de influência das áreas administradas pela empresa.' Rosiane Lima - Coordenadora Socioambiental.