Treinamento inovador com realidade virtual aproxima trabalhadores de situações vivenciadas no dia a dia da indústria

Treinamento inovador com realidade virtual aproxima trabalhadores de situações vivenciadas no dia a dia da indústria

Com objetivo de proporcionar um treinamento que esteja cada vez mais próximo das condições encontradas no dia a dia das suas operações, a CMPC investiu no desenvolvimento de uma ferramenta altamente tecnológica, baseada em realidade virtual, para realizar o treinamento em segurança do trabalho para seus colaboradores. 

A iniciativa, que começou a ser implementada em outubro do ano passado na unidade industrial de Guaíba (RS), foi completamente customizada para atender as necessidades da companhia e em concordância com o que consta na legislação brasileira sobre procedimentos de segurança de empresas do setor. Já estão participando dos treinamentos os profissionais da área industrial da empresa. Até o momento, já foram formados mais de 80 colaboradores com a nova tecnologia. 

As capacitações ocorrem individualmente, em sessões de uma hora, com supervisão de dois instrutores. Entre as principais vantagens do uso da tecnologia estão fatores como, por exemplo, a segurança ao criar cenários em que os alunos não corram riscos reais de acidentes e maior eficiência em termos de assimilação. A estimativa de aprendizagem é de que uma hora de treinamento virtual seja equivalente a 8 horas teóricas. 

Entre os diferencias ainda se destacam maior facilidade de retenção de informação, uma vez que, segundo pesquisas, esse tipo de atividade proporciona um aprendizado entre 75% a 90% maior quando comparados a métodos tradicionais, a análise de dados gerados através do desempenho realizado durante a simulação e a gamificação como estímulo de engajamento e interação para que os colaboradores percebam seu próprio progresso e identifiquem pontos de evolução, aplicando-os em sua rotina de trabalho. 

“A melhoria contínua nos processos e a segurança de nossos trabalhadores são valores de todos os colaboradores da CMPC, sendo pilares na busca por excelência em nossa operação”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil. “A capacitação em segurança do trabalho já era um treinamento que oferecíamos aos nossos colaboradores e que, desde o final de 2021, agregamos e utilizamos cada vez mais a tecnologia a nosso favor. Nossa expectativa é de que, por meio das simulações de realidade virtual, tenhamos profissionais cada vez mais preparados para lidar com as mais diversas situações de forma segura e dentro dos mais rígidos protocolos”, completa.