Sylvamo: A eficiência de uso e gerenciamento de recursos hídricos como parte das metas 2030

Sylvamo: A eficiência de uso e gerenciamento de recursos hídricos como parte das metas 2030

A eficiência de uso e gerenciamento de recursos hídricos faz parte das metas 2030, estratégia de sustentabilidade da Sylvamo. Como passo inicial da estratégia, as ações realizadas estão focadas em confiabilidade de dados, atualização de balanços hídricos e manutenção de equipamentos (válvulas, trocadores de calor, ar condicionado, vazamentos de linha, etc). Para isso, foi realizado uma pesquisa de uso e gerenciamento nas unidades, que contemplou desde outorgas, custo de tratamento de água e boas práticas já realizadas. Isto reflete em nossa eficiência operacional e aumenta a capacidade do processo para se adaptar às crises climáticas.

Outro passo importante que demos foi incluir a florestal nos cálculos e mapeamento de água. Como boas práticas, nas operações florestais, estamos estudando novos bicos de irrigação no viveiro e qual o impacto de cada um deles. Em campo, a otimização dos pontos de outorga e confiabilidade do uso de água pelos caminhões pipa é um ponto discutido inclusive setorialmente na Ibá.

A Sylvamo atua de forma proativa dentro dos comitês de bacia e possui relacionamento com demais usuários da indústria e irrigação, representantes da sociedade civil e poder público. Além disso, tem projetos de restauração de florestas nativas, conscientização da comunidade e capacitação para manejo de florestal sustentável.

Como próximos passos da estratégia, a companhia priorizará os projetos e oportunidades mapeadas, otimizando reuso de condensados e outras águas de qualidade razoável. Além disso, estamos realizando uma modelagem das vazões na bacia hidrográfica em que estamos inseridos para previsão de risco hídrico.