Sylvamo | Ações voltadas para a educação ambiental

Sylvamo | Ações voltadas para a educação ambiental

O objetivo é  abordar temas que fazem parte da sustentabilidade com profissionais multiplicadores para eles compartilharem o conteúdo com os demais profissionais, sendo porta-vozes do assunto

A Sylvamo possui ações voltadas para educação ambiental com foco na conscientização da comunidade e profissionais. A companhia distribui sua Cartilha Ambiental para as comunidades, destacando as melhores práticas para proteção do meio ambiente.

Internamente, a Sylvamo iniciou em 2023 uma ação de educação para sustentabilidade, em sua unidade de Mogi Guaçu (SP), com o tema resíduos. O objetivo é  abordar temas que fazem parte da sustentabilidade com profissionais multiplicadores para eles compartilharem o conteúdo com os demais profissionais, sendo porta-vozes do assunto. Este ano, a companhia estende o programa para suas outras fábricas: Luiz Antônio (SP) e Três Lagoas (MS). Na primeira turma de Mogi Guaçu, no total, em 8 turmas de treinamentos, 60 profissionais multiplicadores Sylvamo foram treinados, além de 9 colaboradores terceirizados.

A companhia conta também com projetos de transformação social através da educação liderados pelo Instituto Chamex, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada e mantida pela Sylvamo desde 2008. O Instituto atua de forma nacional através dos projetos do programa É papel de Todos, com projetos como Concurso de Redação voltado para estudantes de todo o Brasil com o objetivo de prepará-los para o ENEM, o Edital Educação com Cidadania, que apoia organizações sociais por todo o Brasil para o desenvolvimento de uma educação cidadã e o Recomposição de Aprendizagem, que capacita professores do Ensino Fundamental para elaboração de conteúdos pedagógicos que ajudem a minimizar o impacto da defasagem educacional.

Localmente, o programa Impacto em Ação contempla iniciativas como o Geração Sylvamo, programa de jovens aprendizes; cursos que capacitam mulheres para diversas funções, como operadoras de máquinas, em parceria com Senai e Fatec; a inauguração da Sala de Inovação em Luiz Antônio, localizada na escola pública da rede municipal EMEF Professora Zilda Aparecida Marinho Seixas e disponível para os alunos de todas as escolas da região; entre outras iniciativas com o propósito de  encorajar, por meio da educação, o uso da criatividade como fonte de soluções transformadoras para o mundo e para a sociedade.

Para saber mais, acesse: https://institutochamex.com.br/