Suzano investe em tecnologia sustentável para novos mercados

Suzano investe em tecnologia sustentável para novos mercados

A Suzano tem como premissa a inovabilidade – inovação aliada à sustentabilidade –, para a criação de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento da sociedade. Exemplo disso é a joint venture realizada este ano com a startup finlandesa Spinnova para produzir em escala comercial a primeira fibra têxtil sustentável do mundo a partir da celulose microfibrilar (MFC) de madeira.

A nova fábrica que produzirá a fibra têxtil sustentável será localizada em Jyväskylä, na Finlândia. A fibra produzida estará disponível para marcas têxteis globais em 2022.

Diferente de outros processos, a produção da nova fibra têxtil é desenvolvida a partir do eucalipto plantado pela Suzano e, junto da tecnologia exclusiva da Spinnova, não utiliza resíduos químicos nocivos ao meio ambiente, gerando emissões mínimas de CO2, além de ser rapidamente biodegradável e não conter microplásticos. Além disso, o consumo de água é significativamente menor do que na cadeia do algodão.

A Suzano também avança em direção à bioeconomia com outros componentes sustentáveis que podem substituir produtos de origem fóssil e ganhar escala em diversas aplicações. É o caso da lignina, que pode ser utilizada substituta de derivados do petróleo em produtos como borrachas e resinas fenólicas utilizadas para produção de painéis de madeira. A companhia também possui uma fatia da canadense Ensyn, que desenvolveu uma tecnologia de produção de bio-óleo a partir da biomassa. O bio-óleo é um produto 100% de origem renovável, usado para aquecimento predial nos EUA e Canadá.

Iniciativas como essas estão diretamente ligadas às metas ambientais de longo prazo da Suzano, como de remover 40 milhões de toneladas de carbono na atmosfera e ofertar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável para substituir plásticos e derivados do petróleo. A companhia planeja alcançar esses compromissos para renovar a vida até 2030.