Suzano fortalece a economia circular por meio de parcerias

Suzano fortalece a economia circular por meio de parcerias

O uso eficiente de recursos naturais faz parte do dia a dia da Suzano, seja por meio de iniciativas próprias ou até mesmo a partir de projetos realizados com parceiros. É o caso da união recente da companhia com a Ambev, a Colgate-Palmolive e a Ambipar, que deu início ao projeto Deixaki, focado na coleta e reciclagem de resíduos. A iniciativa conta com um sistema automatizado drop ‘n’ go, desenvolvido pela Triciclo, empresa do grupo Ambipar.

O Deixaki consiste na troca de resíduos recicláveis como vidro, alumínio, papel, papelão e embalagens em geral por tricoins. Essas tricoins geram créditos que são convertidos em descontos para bilhetes de transporte público, recarga de celular, compras em livrarias, além de redução na conta de energia Ecoenel. As pessoas interessadas devem fazer o cadastro no aplicativo da Triciclo, e acessar uma opção de ecobag retornável para ser utilizada no descarte dos materiais.

Após o descarte, o Deixaki confere peso aos materiais e envia as informações ao sistema para que a conta receba as tricoins, calculadas por quilograma de resíduo entregue. Os ecopontos estão disponibilizados no Makro Atacadista das cidades de São Bernardo do Campo e Guarulhos, ambas localizadas na Grande São Paulo.

Alinhada ao seu compromisso de até 2030 reduzir em 70% dos resíduos sólidos industriais destinados para aterros próprios ou terceiros, em 2020 a Suzano enviou 220 toneladas de produtos recicláveis como papel, plástico e metal para a Assobraa (Associação Brasilandense de Agentes Ambientais). Além da coleta média de 11 toneladas de recicláveis ao mês, a parceria também permitiu o aumento na renda dos associados, passando de R$ 600,00 para R$ 1.150,00 ao mês.