Suzano apoia projeto que estimula a reciclagem e a economia circular em Aracruz

A Suzano apoia o programa Recicle Aracruz, promovido pela Associação Cooperativa de Catadores de Recicláveis, no município de Aracruz (ES), cidade em que a companhia atua há mais de 40 anos. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar pontos de coleta de materiais recicláveis descartados na unidade e garantir a destinação correta para esses produtos, além de gerar renda para os(as) catadores(as), que recebem pelo serviço e também se beneficiam com a venda dos resíduos coletados, que podem ser reaproveitados.
Após a coleta de plásticos e papéis, que são descartados em 15 pontos da unidade, o material passa por uma triagem e é disponibilizado para comercialização. O valor arrecadado com a venda dos recicláveis é compartilhado entre colaboradores e colaboradoras da cooperativa. Para atender a alta demanda da companhia, foram contratados mais 10 colaboradores para a cooperativa após o acordo, realizado em 2022, e a previsão é que a parceria aumente em 91% a renda total da associação em até dois anos.
Recentemente, a iniciativa completou um ano atuando nos pontos de coleta da unidade da Suzano em Aracruz, e já recolheu aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis de março a dezembro de 2022.
O projeto contribui com um dos “Compromissos para Renovar a Vida” da Suzano, de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas áreas em que a companhia atua, até 2030. Ao incentivar o desenvolvimento da cooperativa de catadores de materiais recicláveis, a parceria também coopera com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.