Suzano apoia apicultores em diversas regiões do país

Suzano apoia apicultores em diversas regiões do país

Por meio da apicultura, a Suzano incentiva a geração de renda e a conservação da biodiversidade. Isso porque a companhia acredita na produção de mel de forma natural e sustentável, sem prejuízo às abelhas e ao meio ambiente.

No Espírito Santo, por exemplo, a Suzano apoia cerca de 300 famílias com a apicultura e a produção de mel. A atividade cresce de 10% a 15% ao ano no estado capixaba, que é responsável por produzir 750 toneladas de mel anualmente. Aproximadamente 30% dos apicultores da região atuam em áreas onde a companhia está presente.

No estado, a Suzano mantém parceria com a Federação Capixaba das Associações de Apicultores (FECAPIS), desde 2014, para apoiar famílias apícolas, oferecendo capacitação no manejo e uma série de informações para a profissionalização desses apicultores nos cuidados com as abelhas. Com o objetivo de promover boas práticas e a conservação das espécies, a companhia e a federação realizarão o terceiro Encontro Técnico de Apicultores em São Mateus. O evento acontecerá neste sábado (19) e terá a presença do Presidente Nacional da Confederação da Apicultura, Sergio Farias.

Além da parceria com a FECAPIS, a Suzano mantém o Programa de Fortalecimento da Apicultura, voltado ao apoio da apicultura sustentável, em diversas regiões onde atua. Em colaboração com outras associações rurais, o programa beneficia mais de 1.700 famílias em várias partes do Brasil, incentivando pequenos produtores e apicultores na criação de abelhas e na produção sustentável de mel e outros produtos apícolas, como própolis, sabonetes, pólen, cera alveolada e melhorias genéticas. A companhia também está comprometida com a criação de ambientes propícios para as abelhas e outros polinizadores, por meio do manejo adequado das florestas plantadas, conservação de mata nativa e a recuperação de áreas degradadas.