Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Sindpacel realiza simpósio para discutir os desafios das indústrias e sindicatos de papel e celulose

Diante do início da recuperação econômica brasileira, após a maior recessão já vivida pelo país, o Sindpacel realiza o 25º Simpósio Intersindical de Negociações Coletivas das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão e Artefato (Sinpel). O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro no Hotel Deville, em Salvador.

Com o objetivo de debater os desafios das indústrias e sindicatos de papel e celulose em 2019, o Sinpel reunirá CEO’s, representantes de entidades sindicais, indústrias, CNI e Federação Nacional da Indústria, entre eles, Paulo Hartung, que é economista e ex-governador e ex-senador do Espírito Santo, além Sabrina de Brancoprimeira mulher a assumir a presidência do Sindpacel, jornalista e pós-graduada Gestão Empresarial e de Projetos.

Além de Sabrina e Hartung, também irão palestrar o cientista econômico, especialista em administração e negociação sindical, Jeronimo Garcia, o empresário e consultor, Luiz França, o presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da FIEB e administrador, Homero Arandas, além do presidente do Sindicato das Indústrias de Papel, Cartonagem e Celulose do Espírito Santo, e administrador, Armando Amorim.

Durante a programação nos dois dias do evento serão discutidos o panorama da indústria de árvores plantadas, os desafios do setor de papel e celulose, o cenário político e econômico brasileiro, a sustentabilidade nas indústrias, o Direito do Trabalho, a representatividade feminina no setor, entre outros.

“Para nós é u grande orgulho receber o Sinpel nesses 25 anos. Esse evento de grande importância para o nosso setor, congrega indústrias, sindicatos e associadas. Pensamos em cada detalhe para que esse evento seja altamente produtivo”, diz a executiva de relações jurídicas e institucionais do Sindpacel, Izabella Pacheco de Miranda.

Confira a programação completa:

Programação 26/9

08:30 Credenciamento

09:00 Abertura Oficial: Presidente do Sindpacel Sabrina de Branco

09:10 Painel dos Presidentes do Sindpacel e da Ibá – Cenário Local e Nacional: Sabrina de Branco e Paulo Hartung – Presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ)

10:00 A CONFIRMAR – Palestra – Economista Marcos Troyjo (Ministério da Economia)

10:45 Coffee Break (Foyer)

11:00 A CONFIRMAR Formação da Mesa de CEO´S (Associadas SINDPACEL) Bracell, Kimberly, Klabin, Penha, Veracel e Suzano

12:30 Almoço – Restaurante Hotel Deville Prime

14:30 Palestra – Sérgio Juchem Atualização do Cenário: Legislação Trabalhista

15:00 Palestra – Homero Arandas Bransken FIEB

15:30 Coffee Break (Foyer)

15:45 Palestra MP 881 – Sindpacel

16:15 Formação da mesa de Presidentes dos Sindicatos

17:30 Encerramento do dia

19:00 Jantar de Confraternização – Espaço Saveiros – Hotel Deville Prime

22:00 Encerramento do Jantar

Programação 27/9

09:30 Cenário das Negociações Sindicais – Geral – Jerônimo Ruiz

10:00 Negociações – Sérgio Juchem

10:45 Cenário das Negociações – Setor 2019/2020 – Jerônimo Ruiz

11:00 Coffee Break (Foyer)

11:15 Presidentes dos Sindicatos Patronais – Setor

12:30 Encerramento do 25º SINPEL – Considerações finais e agradecimentos da Presidente do SINDPACEL e anúncio sobre o 26º SINPEL

O SINPEL

O Simpósio Intersindical de Negociações Coletivas das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão e Artefato (Sinpel) acontece desde 1995 e já faz parte do cronograma do setor, que é o segundo setor mais representativo na Bahia e um dos maiores do Brasil, responsável por uma grande parcela do PIB brasileiro.