Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Setor de base florestal planta 1,5 milhão de árvores por dia no Brasil

 Além da área produtiva, indústria conserva mais 6,05 milhões de hectares

São Paulo, 21 de setembro de 2022 - Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, a Indústria Brasileira de Árvores – Ibá divulga a atualização do número de árvores produtivas cultivadas pelo setor. Diariamente, a indústria florestal realiza o plantio de 1,5 milhão de árvores para fins industriais como eucalipto, pinus, teca, entre outras espécies.

As árvores cultivadas pelo setor de base florestal brasileiro são plantadas, colhidas e replantadas, comumente, em áreas antes degradadas. Ao todo, são 9,55 milhões de hectares destinados para produção, o que dá origem a mais de 5.000 bioprodutos essenciais para a vida da sociedade como embalagens de papel, livros, cadernos, tecidos, fraldas, máscaras cirúrgicas, pisos laminados e painéis de madeira. Itens de matéria prima renovável, recicláveis e biodegradáveis.

Ciente de seu compromisso com o planeta e o meio ambiente, o setor vai além do cuidado com o cultivo das árvores produtivas. As companhias de base florestal destinam 6,05 milhões de hectares para conservação, uma área maior do que o estado do Rio de Janeiro.

Em uma técnica moderna de manejo, chamada mosaico florestal, as companhias intercalam plantios produtivos com áreas de mata nativa. Referência para o mundo, este sistema auxilia na regulação do fluxo hídrico, na fertilização do solo e na preservação da biodiversidade, uma vez que são criados verdadeiros corredores ecológicos.

Todo este trabalho promove o uso da terra de modo inteligente e sustentável . Assim, o setor de árvores cultivadas também desponta como um dos vetores de mitigação das mudanças do clima, como explica Paulo Hartung, presidente da Ibá. “Não há meio mais eficiente de sequestrar gás carbônico da atmosfera do que a fotossíntese vegetal. Deste modo, as árvores cultivadas pelo setor, tanto nas áreas de produção quanto de conservação da indústria florestal, removem e estocam 4,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente. Também é importante lembrar que o carbono também fica imobilizado nos produtos do setor, o que os torna alternativas ambientalmente amigáveis a materiais de matéria-prima fóssil”, comenta o executivo.

Para marcar esta data e o número de 1,5 milhão de árvores produtivas plantadas todos os dias no Brasil, a Ibá preparou um vídeo institucional e uma série especial de vídeos de colaboradores do setor explicando a importância de diferentes espécies.