Reciclagem de madeira e otimização de recursos são aposta da Eucatex para minimizar uso de matéria-prima virgem

Reciclagem de madeira e otimização de recursos são aposta da Eucatex para minimizar uso de matéria-prima virgem

Associando desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, a economia circular vem ganhando destaque por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos recicláveis, renováveis e também mais duráveis.

Importante salientar que a economia circular não se baseia apenas em resíduos e reciclagem, mas primordialmente visa um escopo que considera desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio, até a otimização da utilização de recursos.

Desde 2004, a Eucatex possui o Programa de Reciclagem de Madeira, por meio do qual faz a captação de resíduos de madeira junto a empresas cadastradas, em um raio de até 100 Km de Salto, cidade em que está instalada a sua Linha de Reciclagem de Madeira, um empreendimento pioneiro na América Latina. Devidamente selecionados e limpos, os resíduos são utilizados exclusivamente para geração de energia, abastecendo as caldeiras da unidade madeira. Atualmente, o consumo de madeira reciclada para alimentar as caldeiras gira em torno de 108.000 tons/ano, o que representa 540.000 m³ de madeira e corresponde a 216.000 árvores que deixam de ser cortadas em suas fazendas.

Ao lado dessa atividade, a Eucatex busca, por meio de investimento em pesquisas e tecnologias, melhores coeficientes de aproveitamento de sua matéria-prima, com o ajuste de densidade da madeira de acordo com o produto final desejado.

Considerando ainda que o objetivo da economia circular é manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, com o avanço dos conhecimentos e informações disponíveis, a empresa busca a cada dia excelência de produção, cujo resultado traz benefícios tanto econômicos quanto ambientais. Como exemplo temos a produtividade do gênero Eucalyptus, que atualmente atinge resultados extraordinários, oferecendo maior produção de matéria-prima numa mesma área, tudo por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

A economia circular é uma realidade que deve ser integrada em todas as esferas produtivas e vem colocando em destaque empresas sustentáveis que realizam o consumo responsável de recursos naturais, principalmente aquelas ligadas à produção de matérias-primas renováveis, como é o caso do setor florestal, que atua em altos níveis de sustentabilidade há décadas.