Eldorado: Projetos e ações que demonstram como o setor tem cuidado em todas as etapas da operação e em como a sustentabilidade está enraizada dentro da indústria

Focada na construção de um amanhã melhor e ciente dos grandes desafios que o mundo enfrenta por conta das alterações climáticas, a Eldorado Brasil tem iniciativas para intensificar os impactos ambientais de suas atividades.
Nossa operação industrial é autossuficiente em energia, sendo que 96% do consumo tem como origem fontes renováveis - a biomassa de materiais não aproveitados no processo produtivo. A energia produzida é suficiente para suprir a fábrica, e o excedente é injetado no Sistema Elétrico Nacional (SIN).
Também em nosso complexo industrial, está a Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP), que produz energia verde a partir da biomassa de resíduos de eucalipto, como tocos, cavacos e até raízes, conferindo ainda mais eficiência e sustentabilidade ao processo da Eldorado Brasil. O uso de madeira considerada inservível para geração de eletricidade é uma tecnologia inédita no país, e mais um destaque do investimento contínuo da empresa em inovação.
Com capacidade para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes, a unidade está autorizada a ofertar energia renovável ao Sistema Interligado Nacional, contribuindo para uma matriz energética nacional ainda mais verde. Concluiu seu primeiro ano inteiro de atividades, em agosto de 2022, gerando 127 mil MWh, o que representou uma receita adicional de R$ 86 milhões para a empresa.
Iniciativas como essa reiteram o compromisso da Eldorado, que já nasceu sustentável, em preservar a biodiversidade e buscar alternativas para reduzir cada vez mais os impactos de suas atividades, por meio do uso responsável dos recursos naturais.
Com este propósito enraizado na nossa cultura organizacional, seguimos crescendo no mercado global de celulose de maneira ambientalmente sustentável e socialmente responsável, a partir de uma visão estratégica, de investimentos em inovação, tecnologias de ponta e ferramentas de gestão e controle que asseguram uma operação cada vez mais eficiente.
O resultado é a evolução contínua dos nossos indicadores ambientais em paralelo com os recordes sucessivos obtidos na produção de celulose nos últimos anos. Em outras palavras, produzimos de forma responsável, alinhados ao desenvolvimento sustentável e garantindo a perenidade dos recursos naturais para as futuras gerações.