Projeto “Arte em Páginas” transforma a vida de mulheres em Capão Bonito com o apoio da Suzano

Projeto “Arte em Páginas” transforma a vida de mulheres em Capão Bonito com o apoio da Suzano

A Suzano incentiva o empreendedorismo e a consciência ambiental por meio de diversas ações realizadas junto a parceiros. É o caso do projeto “Arte em Páginas”, desenvolvido pelo Centro Educacional Artístico Renascer (CREAR) e apoiado pela companhia, que está transformando a realidade de mulheres de Capão Bonito, São Paulo. Por meio de uma oficina de encadernação regenerativa, com foco no reaproveitamento, cadernos usados ganham novas funções como agendas e blocos de anotações personalizados, proporcionando uma fonte de renda para mães de alunos atendidos pelo centro educacional do município e que estão atualmente desempregadas. A expectativa é produzir 750 unidades até julho de 2025.

Esse é um dos projetos que integram o programa “Falando de Sustentabilidade”, desenvolvido pela Suzano. A iniciativa promove o mapeamento de organizações e entidades sociais locais para atuar em ações que incentivem o desenvolvimento social, ambiental e cultural em municípios prioritários para a empresa, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com as comunidades locais.

Iniciado em janeiro, com duração de oito meses, o curso ensina encadernação manual com equipamentos simples, viabilizando a produção em escala. A matéria-prima vem da parceria com a ACAMAR, responsável pela coleta seletiva no município, e de campanhas em escolas. A reutilização de cadernos reduz a pegada de carbono e reflete os princípios da economia circular.

Ao final do projeto, a renda obtida com a venda das agendas e blocos produzidos será dividida em três partes: uma destinada às participantes, outra ao CREAR, e a terceira voltada à continuidade e expansão da iniciativa, permitindo a criação de novas turmas e o alcance de mais pessoas. A expectativa é que o “Arte em Páginas” se consolide como um modelo de negócio social, e para apoiar essa replicação, está sendo desenvolvida uma cartilha com orientações práticas sobre como montar oficinas semelhantes, facilitando a implementação do projeto em outras localidades.