Programas de apoio à apicultura da Klabin geram oportunidades para pequenos produtores rurais

A sustentabilidade faz parte da essência da Klabin e, neste sentido, a Companhia possui um amplo e sólido trabalho de desenvolvimento das comunidades onde está inserida, que integra, inclusive, a Política de Sustentabilidade da empresa. As iniciativas promovidas englobam uma agenda econômica, ambiental e social, construída com base nas necessidades de cada região, que vão desde ações educativas e fomento à geração de renda, com foco em capacitação para o mercado de trabalho, agricultura familiar e gestão de resíduos sólidos, até programas de apoio à gestão pública.
O apoio à apicultura, que consiste no manejo de abelhas para produção de mel, está entre as ações apoiadas pela Klabin. A atividade une dois tópicos muito relevantes para a Empresa: a geração de renda complementar à comunidade e o estímulo ao uso responsável das florestas e do meio ambiente.
No Paraná, o Programa de Apicultura e Meliponicultura da Klabin, criado em 2005, disponibiliza áreas de floresta para a criação de abelhas por pequenos e médios produtores rurais, fomentando a produção local de mel. A iniciativa conta com o apoio de Cooperativas e Associações de Produtores nos municípios de base florestal da Companhia. Desta forma, a empresa viabiliza a atividade apícola e o uso múltiplo das florestas, trabalhando as afinidades junto à silvicultura. Os parceiros, por sua vez, recebem qualificação profissional gratuita e diversificam suas atividades produtivas. Desde o início do programa, foram produzidas e comercializadas cerca de 230 toneladas de mel, gerando inúmeros benefícios socioambientais.
A meliponicultura, que trabalha a criação de abelhas nativas, disponibiliza Meliponários-Escola, para pesquisa, capacitação e multiplicação de colmeias, visando mais uma alternativa de renda sustentável no futuro. Adicionado ao potencial valor econômico, as melíponas, como são chamadas, são também responsáveis por 40% a 90% da polinização das árvores nativas, apresentando importante papel em promover a preservação do ecossistema, além de oferecer maior segurança nas atividades florestais e de educação ambiental, devido ao fato de serem destituídas de ferrão ou apresentar o ferrão atrofiado.
Em Santa Catarina, a Klabin apoiou a criação da Associação de Apicultores do Planalto Serrano Catarinense (APAC), em 2019, também com resultados positivos de desenvolvimento econômico local, gerando oportunidades de trabalho e renda para os apicultores e suas famílias. Em 2021, o trabalho foi reconhecido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que atesta as boas práticas da produção do mel nas florestas da Klabin.
Em outra frente, a Klabin estimula o cultivo de bracatinga, também na Serra Catarinense, espécie que também origina um tipo de mel bastante valorizado, nacional e internamente. Em setembro, como parte das celebrações ao Dia da Árvore (21/9), a companhia distribuiu 1.300 mudas de bracatinga, cultivadas por meio do Programa Matas Legais, durante o Seminário Municipal de Agricultura e Turismo, que ocorreu em Bocaina do Sul, Santa Catarina.