Programa de Apicultura da Eucatex completa 20 anos
Em 2024 a Eucatex comemora 20 anos de mais um compromisso público com o meio ambiente e a sociedade: o aniversário do Programa de Apicultura.
Lançado em 2004, o Programa de Apicultura prevê a participação das comunidades das regiões em que está inserida. São cerca de 20 famílias de apicultores parceiras que obtêm renda com a venda do mel produzido a partir da exploração da florada do eucalipto. A Eucatex cede as áreas de plantio de eucalipto por meio de contratos de arrendamento apícola e isso contribui para o uso múltiplo das florestas. Neste ano, utilizaram as fazendas dos municípios de Bofete, Botucatu, Conchas, Elias Fausto, Itatinga e Salto de Pirapora.
Todos os anos, os apicultores recebem treinamento na Universidade Estadual Paulista – UNESP Botucatu sobre atualizações de segurança florestal e manejo para a atividade que desempenham. Neste momento, os apicultores também têm a oportunidade de compartilhar experiências entre si e com a academia.
Nos últimos 10 anos, foram produzidas mais de 290 toneladas de mel no Programa. A título de curiosidade, dados do IBGE mostram que, em São Paulo, em 2023, Itatinga e Botucatu lideraram posição no ranking dos municípios que mais produzem mel de abelha, ficando em 1º e 2º lugar; a nível nacional, ficaram nas posições 7º e 8º, respectivamente. Isso mostra que o Programa de Apicultura da Eucatex está em região importante para a atividade.
Para além do benefício social de geração de renda alternativa são muitos os benefícios ecológicos da produção de mel, como a manutenção da biodiversidade.
Sim, as abelhas têm papel fundamental quando se fala em biodiversidade, pois são responsáveis por cerca de 80% da polinização das espécies vegetais. Com a polinização, elas atuam na reprodução das plantas, que por sua vez geram frutos e sementes que dão origem a novos indivíduos vegetais e que também são utilizados como alimento pela fauna, ou seja, auxiliam todo um ecossistema.
Nestes 20 anos do Programa de Apicultura, a Eucatex tem muito a comemorar, sabendo do impacto socioambiental positivo que é gerado.