Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Pesquisadora brasileira é destaque em premiação internacional em Amsterdã

A pesquisadora brasileira Ivana Amorim Dias foi a grande vencedora do prêmio internacional Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2022-2023, promovido pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA), com apoio da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e que premia soluções inovadoras para ampliar a contribuição do setor florestal na economia de baixo carbono. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na última sexta-feira, 26/5, em Amsterdã, na Holanda, durante reunião dos CEOs que compõem a entidade global. Prestigiaram a cerimônia o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., da Ibá; Eduardo Gondo, da Stora Enso; ambos remotamente, e Luiz Candiota CEO da Lacan, que estava pessoalmente em Amsterdã.

Ivana Amorim Dias apresentou seu projeto de pesquisa para mais de 30 CEOs. Mestre e doutoranda pela Universidade Federal do Paraná, a pesquisadora realizou o projeto, que foi feito em parceria com a Suzano, empresa brasileira que é líder global em produção de celulose, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori. O objetivo da pesquisa foi desenvolver processos sustentáveis para obtenção de produtos de alto valor agregado, que transformam, via queima, os resíduos da madeira, gerando bio-oleo com alto potencial de aplicação. 

“Agradeço a todos os parceiros que apostaram em mim, à Universidade Federal do Paraná, ao meu orientador, ao professor Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, à Suzano especialmente, por possibilitar o projeto, à Ibá e ao ICFPA por darem esse espaço de reconhecimento para uma pesquisadora, mulher e latina. É um momento de muito orgulho para mim, nem em meus melhores sonhos imaginei isso”, disse Ivana durante a premiação em Amsterdã.

As outras vencedoras deste ano foram Ilona Lappännen (indicada pela Confederation of European Paper Industries – Cepi) e Leane Naude (indicada pelo Paper Manufacturers Association of South Africa - PAMSA). 

Para o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá, essa conquista reflete a vocação do setor para a inovação e como a diversidade traz novas abordagens para temas tão importantes.  “Em 2016-2017, Esthevan Gasparoto venceu o prêmio Blue Sky com o projeto “Tecnologias de ponta para monitoramento e medição florestal”; Já em 2020-2021, outra jovem pesquisadora brasileira, Francine Ceccon, também conquistou a premiação com o projeto “Bionanocompósitos – Obtenção de nanoestruturas a partir e fontes florestais”: O Brasil volta a demonstrar o forte potencial inovador do setor com soluções que fazem a diferença”.

Desde 2016, o Blue Sky Young Researchers and Innovation Award reúne propostas de jovens pesquisadores de todo o mundo, de até 30 anos de idade, com soluções inovadoras que ampliem a contribuição do setor de base florestal na economia de baixo carbono, mirando as operações industriais e florestais, bem como a cadeia de suprimentos. O objetivo é fomentar a inovação, em processos e produtos. Na presente edição do prêmio, o tema foi “Construindo uma Economia de Baixo Carbono com Florestas e Produtos Florestais Positivos para o Clima”, com a participação de 14 candidatos de diversos países para competir internacionalmente.

Ivana Amorim Dias foi premiada por projeto de pesquisa realizado durante o doutorado em parceria com a Suzano. (Foto: Acervo pessoal)

Ivana Amorim Dias foi premiada por projeto de pesquisa realizado durante o doutorado em
parceria com a Suzano. (Foto: Acervo pessoal)
 

SOBRE O ICFPA

O ICFPA é principal órgão institucional da indústria florestal no mundo, e do qual a Ibá faz parte. Representa 16 associações de celulose, papel, madeira e fibra que abrangem 27 países, incluindo os principais produtores desses segmentos do mundo.