Parceria entre Suzano e empresa Vida transforma resíduos sólidos em corretivos de solo utilizado por produtores rurais no Maranhão

Parceria entre Suzano e empresa Vida transforma resíduos sólidos em corretivos de solo utilizado por produtores rurais no Maranhão

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e promover soluções sustentáveis, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a empresa Vida Desenvolvimento Ecológico, desenvolveu uma Central de Corretivos de Solo dentro de sua Unidade fabril em Imperatriz, Maranhão. O projeto aproveita os resíduos que antes seriam descartados em aterros industriais, e transforma em corretivos de acidez do solo que abastecem as florestas de eucalipto da companhia e também é comercializado para produtores rurais de grãos, pastagens e fruticultura em 42 municípios dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

Em três anos de operação, mais de 268 mil toneladas de resíduos industriais foram recebidas para tratamento, gerando 21 empregos diretos e a comercialização de 142 mil toneladas de insumos agrícolas. Além de elevar o pH, neutralizando os efeitos tóxicos do alumínio e do manganês, o corretivo de solo fornece cálcio e magnésio para as plantas, aumenta a solubilidade de fósforo e estimula o desenvolvimento do sistema radicular (maior conexão entre a planta e o solo), gerando aumento da produtividade agrícola.

A Central de Corretivos de Solo fica localizada em uma área anexa à fábrica, com extensão de 71.500 m² e capacidade de produção de mais de 6 mil toneladas de corretivos por mês. O projeto viabiliza a redução do número de aterros industriais que teriam que ser construídos na região pelos próximos 20 anos, saindo de oito para apenas dois.