Papirus: reciclagem e inovação como pilares da economia circular

Papirus: reciclagem e inovação como pilares da economia circular

Referência na produção de papelcartão reciclado, a Papirus tem em seu DNA o compromisso com a sustentabilidade. Desde sua fundação, a empresa alia inovação e responsabilidade ambiental para oferecer soluções de embalagem alinhadas aos princípios da economia circular. Mais do que incorporar práticas sustentáveis, a Papirus nasceu como uma recicladora, e faz da circularidade um pilar central da sua estratégia.

A matéria-prima usada na produção do papelcartão da empresa é composta por uma combinação de fibras recicladas (pré e pós-consumo) e fibras virgens. Isso permite à empresa transformar resíduos em recursos, evitando que toneladas de papel sejam descartadas em aterros sanitários. Para isso, mantém uma estrutura de coleta de aparas em parceria com cooperativas de catadores e outras organizações da cadeia de reciclagem, fomentando a inclusão social e a economia local.

Esse modelo se fortalece com o Programa Papirus Circular, desenvolvido em parceria com a cleantech Polen. A iniciativa permite a rastreabilidade das fibras recicladas, gera créditos de reciclagem e atesta o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, agregando valor às embalagens sustentáveis e contribuindo para o compromisso ambiental de grandes marcas. A transparência é garantida por meio de tecnologias como blockchain e QR Codes nas embalagens, que oferecem ao consumidor informações sobre o ciclo de vida e a composição dos materiais.

Desde o lançamento do programa, em 2021, a Papirus já reciclou mais de 66 mil toneladas de papel (entre pós-industrial e pós-consumo), o que representa uma redução de 38 mil toneladas de CO₂ equivalente.

Com um portfólio robusto voltado à sustentabilidade, a linha Vita se destaca por oferecer cartões com alto conteúdo reciclado, como o Vitacycle, com 40% de fibras pós-consumo, o maior percentual do mercado, e o Vitacarta, feito com 100% de fibras recicladas. Ambos são utilizados dentro do Programa Papirus Circular por marcas como RaiaDrogasil (linha Natz) e o Ecossistema Viveo (marcas Cremer, Bellacotton e Topz).

“Acelerar a transição para a economia circular exige uma mudança estrutural e cultural, com o engajamento de toda a cadeia de valor. Sustentabilidade precisa ser tratada como uma decisão estratégica, que, embora desafiante, traz ganhos concretos em eficiência, reputação e competitividade”, afirma Amando Varella, Co-CEO e Diretor Comercial e de Marketing da Papirus.

Para ele, ao transformar resíduos em matéria-prima e inovação em valor compartilhado, a Papirus reafirma seu papel como agente de mudança para um futuro mais circular, inclusivo e sustentável.