Papirus promove educação ambiental em ações voltadas às crianças

Papirus promove educação ambiental em ações voltadas às crianças

O projeto de educação ambiental está direcionado principalmente a crianças de 5 a 10 anos, abrangendo tanto a educação infantil quanto o ensino fundamental de escolas públicas e privadas

A conscientização ambiental é um pilar da Papirus em seus mais de 70 anos de história. Recentemente, a empresa se engajou em novas ações de educação ambiental, com um foco especial nas crianças. Estas iniciativas visam educar e também transformar jovens em agentes ativos de mudança.

O projeto de educação ambiental está direcionado principalmente a crianças de 5 a 10 anos, abrangendo tanto a educação infantil quanto o ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Desde o seu início, em outubro de 2023, cerca de 150 crianças já participaram das atividades. O projeto piloto, que marcou o início deste trabalho, aconteceu no Colégio Pilares, em Santa Bárbara d'Oeste (SP), e foi conduzido pela engenheira ambiental Tarielly Rabachini, da Papirus.

Durante essa ação, mais de 40 crianças receberam informações sobre os conceitos de economia circular e curiosidades sobre a produção de papelcartão e reciclagem. Elas puderam interagir com amostras de celulose e papelcartão, quadrinhos da Turma da Mônica sobre sustentabilidade e outros materiais educativos.

“A apresentação foi realizada de maneira lúdica e interativa, promovendo debates e diálogos que estimularam a curiosidade sobre a importância das práticas sustentáveis”, conta a Rabachini.

Revitalização de espaços com foco na educação ambiental

A Papirus também tem apoiado a revitalização de espaços importantes para a cultura e educação ambiental como a Biblioteca Pedagógica de Limeira, para a qual doou móveis e equipamentos, incluindo bancos feitos com pallets reaproveitados. Também foram convidados artistas que fizeram grafites educativos nas paredes do terraço.

Outro exemplo foi a revitalização da Casa da Agricultura de Americana e Secretaria do Meio Ambiente, que recebeu melhorias significativas, como a implementação de itens relacionados à sustentabilidade, pintura em grafite educativo, coletor de resíduos, projetos solar e hidropônico, placas de identificação, meliponário (colmeia de abelhas), horta e paisagismo. Neste espaço, mais de 70 crianças já participaram de atividades relacionadas à educação ambiental.

“Essas ações visam não apenas melhorar a infraestrutura, mas também incentivar a comunidade a participar de projetos ambientais. São inciativas que reafirmam o nosso compromisso como Empresa Certificada B e que faz parte de uma economia em que os negócios são utilizados como força para o bem”, diz Rubens Martins, Co-CEO e diretor de recursos humanos e financeiro da Papirus.

Com o sucesso dessas iniciativas, a Papirus planeja ampliar suas ações em Americana e Limeira com eventos programados duas vezes por mês. “Estamos comprometidos em continuar este trabalho de educação ambiental, buscando sempre formas inovadoras de engajar e conscientizar tanto as crianças quanto a comunidade em geral”, conta Martins. 

Semana do Meio Ambiente

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Papirus realizou ainda diversas ações internas para os seus colaboradores. Em uma delas, apresentou um relatório de biodiversidade elaborado pela Faunística Estudos Ambientais.

Este relatório mapeou a flora e a fauna na área de Mata Atlântica de preservação permanente ao redor de sua fábrica. Foram identificadas oito espécies de anfíbios, dez espécies de répteis, 106 espécies de aves e 17 espécies de mamíferos, além de 70 espécies arbóreas, incluindo árvores centenárias. “Este levantamento destaca a rica biodiversidade que circunda a fábrica e reforça a responsabilidade da empresa em preservá-la”, diz a engenheira Ambiental da Papirus.

Além disso, palestras e visitas à estação de tratamento de efluentes da fábrica foram realizadas, explicando aos colaboradores a importância desse sistema. “A estação possui tratamentos primário e biológico, expressando o compromisso da empresa com a gestão responsável dos recursos hídricos”, conta.

Outro projeto realizado durante a Semana do Meio Ambiente foi a inauguração de cinco colmeias de abelhas nativas da espécie Jataí, próximas ao restaurante da fábrica. Esta ação visa aumentar a biodiversidade local e complementar as outras dez colmeias de abelhas não nativas já existentes, cuja produção de mel é manejada por um apicultor parceiro. Este projeto não só contribui para a preservação das abelhas nativas da Mata Atlântica, mas também apoia o apicultor na geração de renda através da venda do mel. Também aconteceu a visita de funcionários ao apiário, reforçando o compromisso da empresa com a conscientização e a educação ambiental.

 

“As ações da Papirus vão além da produção de papel. Elas incorporam um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a educação ambiental, preparando as futuras gerações para um mundo mais consciente e responsável”, conclui o Co-CEO da Papirus.