Papirus fortalece a biodiversidade com a manutenção de apiários em sua fábrica
A atenção que a Papirus dedica ao meio ambiente está presente em diversas iniciativas de sustentabilidade. Uma delas é o apiário que mantém, desde 2019, em sua fábrica em Limeira (SP), com o objetivo de fortalecer a biodiversidade da região. O projeto, realizado em parceria com um apicultor local, contribui para a manutenção de duas espécies de abelhas no apiário, que produz 52 quilos de mel anualmente, comercializados para os colaboradores da empresa.
A engenheira ambiental da Papirus, Tarielly Rabachini, explica que as abelhas desempenham um papel vital na polinização das plantas, contribuindo para a reprodução de diversas espécies de vegetais presentes na Área de Preservação Permanente (APP) da fábrica.
Com o objetivo de fortalecer a Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Jaguari e garantir uma maior oferta de alimentos para a fauna, a Papirus plantou voluntariamente 1.700 mudas de espécies nativas e exóticas nas proximidades do apiário. “O intuído deste projeto, além de garantir um ecossistema equilibrado, é contribuir de forma benéfica para proteção do rio Jaguari”, conta Tarielly.
O apiário possui 15 colmeias, com aproximadamente mil indivíduos cada. São dez colmeias de abelhas africanizadas, localizadas na APP. Essas abelhas exóticas, que possuem ferrão, recebem um manejo cuidadoso. O apicultor realiza visitas periódicas para a manutenção do apiário, e também a fim de garantir sua alimentação durante períodos de escassez de alimentos na floresta.
A Papirus também mantém um segundo apiário, que conta com cinco colmeias de abelhas Jataí, uma espécie nativa da Mata Atlântica que não possui ferrão. Essas colmeias estão localizadas próximas à área do restaurante da fábrica, tornando o contato com as abelhas uma experiência educativa para os colaboradores.
A iniciativa inclusive faz parte do programa de educação ambiental da empresa. Durante a Semana do Meio Ambiente, a Papirus organiza visitas de funcionários aos apiários, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância das abelhas para a polinização e a manutenção da biodiversidade.
“Este projeto reflete o compromisso da Papirus com a sustentabilidade e o desenvolvimento de iniciativas que vão ajudar no equilíbrio do ecossistema, beneficiando toda a comunidade local”, conclui.