Encorpado, rígido, com mais de uma camada e gramatura superior, é muito utilizado na confecção de embalagens.
Os principais tipos são:
Papelcartão Duplex
É formado por duas camadas com cores ou composição diferentes. Além da rigidez para compor embalagens e caixas, tem elevada resistência superficial, espessura uniforme e absorção de água e tinta compatíveis com a impressão offset.
Papelcartão Triplex
Tem três ou mais camadas, com características semelhantes ao papelcartão duplex. É usado em embalagens de chocolates, cosméticos, medicamentos, fast foods e bebidas.
Cartão Sólido
Com diferentes camadas brancas, compõe embalagens de cosméticos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, capas de livro, cartões-postais e cigarros.
Cartolina Branca e Colorida
Com uma ou mais camadas, tem variados usos: pastas para arquivos, calendário, etiquetas, encartes escolares, cartões de ponto, capas de livros e cadernos etc.
Papelão
Tem elevada gramatura e rigidez. Trata-se de um cartão fabricado em várias camadas, com utilidade diversa, das caixas à encadernação de livros.
Polpa Moldada
Obtida a partir da desagregação ou separação das fibras de aparas, principalmente de jornal. As fibras são misturadas com água e produtos químicos para formar uma massa com a qual são fabricados produtos como bandejas para transporte e proteção de hortifrutigranjeiros, ovos, calços para lâmpadas, celulares, geladeiras e fogões.