No Dia Mundial da Água, Klabin endossa compromisso com gestão sustentável e celebra o avanço de metas

No Dia Mundial da Água, Klabin endossa compromisso com gestão sustentável e celebra o avanço de metas

Em linha com as metas ambientais estipuladas em sua Agenda 2030, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, segue comprometida em implementar ações orientadas para a proteção e restauração dos recursos hídricos. O uso consciente da água é considerado um tema estratégico para a empresa e, por sua importância e complexidade, requer um olhar abrangente e multidisciplinar, que envolve toda a cadeia produtiva. Entre as diversas iniciativas, o trabalho considera projetos voltados para redução e reuso da água, principalmente em suas operações industriais, hoje espalhadas por 10 estados brasileiros. No último ano, a Companhia reduziu em 17,8% o consumo específico de água (uso consuntivo) de suas fábricas, tendo 2018 como ano-base. A meta, presente nos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), é reduzir, até 2030, em 20% este consumo.

Uma das ações de destaque realizadas pela Klabin é o chamado Manejo Hidrossolidário, voltado às melhores práticas de manejo florestal para extinguir ou minimizar os impactos ambientais em microbacias. Também presente nos KODS, a Companhia mantém o compromisso de ter, até o final desta década, operações de colheita florestal sob gestão própria com manejo hidrossolidário, percentual que evoluiu de 79,7%, em 2020, para 97,3% em 2022. A empresa se compromete, ainda, a manter 100% das localidades onde atua com iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial até 2030, tendo 74% da meta alcançada no último ano.

Referência mundial em sustentabilidade, a Klabin realiza diversas ações em toda a sua operação industrial que permitem o tratamento de 100% dos seus efluentes. A empresa também integra comitês hidrográficos nas regiões onde atua, principalmente no Paraná e em Santa Catarina, com o intuito de aprimorar os processos fabris e florestais em prol do uso consciente, além de expandir gradualmente as participações em Fóruns de Desenvolvimentos Regionais, levando a segurança hídrica como temática de educação ambiental às escolas municipais.