Monitoramento climático Veracel

Monitoramento climático Veracel

Para uma empresa que planta florestas, conhecer as tendências e variações climáticas não é apenas estratégico, como também fundamental para um manejo florestal de qualidade. Com este objetivo, a Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia vem investindo no desenvolvimento de seu monitoramento climático e compilando informações meteorológicas da região da Costa do Descobrimento há mais de 21 anos. Com 12 estações que coletam e transmitem dados meteorológicos automaticamente, a companhia monitora o clima em uma extensão de aproximadamente 200.000 ha de território  e é uma das referências em monitoramento de dados climáticos no sul da Bahia.

“As questões climáticas estão cada vez mais em evidência e conhecer o clima de nossa região é extremamente estratégico para nos ajudar a trabalhar o manejo das florestas de forma precisa, inteligente e responsável. Com este monitoramento, conseguimos planejar as estratégias potencializando a nossa produtividade de forma equilibrada com as características climáticas e com uso racional dos recursos naturais”, destaca Helton Lourenço, coordenador de Manejo Florestal da Veracel.

Todas as 12 estações meteorológicas da companhia  contam com sensores de temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar e direção e velocidade do vento. Com esses dados são gerados relatórios e estatísticas climáticas que preveem tendências e apoiam as estratégias de atuação de diversas áreas da empresa. Hoje, a empresa também conta com o apoio de 31 Produtores Florestais parceiros, que realizam o registro da precipitação diária a partir de pluviômetros manuais instalados em suas plantações de eucalipto, gerando informação de grande relevância para o entendimento da distribuição da chuva nas áreas de plantio. 

O monitoramento climático da Veracel ainda cruza dados coletados pela empresa com bases públicas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Agência Nacional de Águas (ANA) além de fontes internacionais disponibilizadas pela NASA (Agência Nacional para Aeronáutica e Espaço) e NOAA (Agência Nacional para Atmosfera e Oceanos). “Esta junção de dados e estatísticas geradas nestes 21 anos de monitoramento da Veracel com estas fontes externas nos permite ter um histórico de dados de mais de 30 anos”, ressalta Helton. 

Os dados do monitoramento também são utilizados na análise de clima futuro. As condições climáticas históricas são comparadas com as condições previstas para os anos seguintes utilizando modelos disponibilizados pelo INPE e por parceiros da Veracel. Estrategicamente, a empresa busca antecipar as circunstâncias que os plantios futuros irão encontrar, permitindo otimizar as ações de planejamento.