Melhoramentos reduz em 20,8% o uso de energia elétrica para desfibramento da madeira na produção da fibra de alto rendimento

Melhoramentos reduz em 20,8% o uso de energia elétrica para desfibramento da madeira na produção da fibra de alto rendimento

Um canal atravessa a Serra da Mantiqueira e leva água para a turbina da fábrica da  Melhoramentos em Camanducaia (MG), para transformá-la em energia cinética. Essa energia movimenta as máquinas no processo de desfibramento da madeira e reduz em 20,8% o consumo de energia elétrica nessa etapa de produção, graças ao processo de manutenção e retrofit que aumentam a efetividade dos equipamentos na fase de desfibramento da madeira. Esse processo é parte da produção da fibra de alto rendimento, usada na fabricação do papel cartão, matéria prima essencial para o setor de embalagens.

Recentemente, a Melhoramentos investiu R$ 57 milhões nessa etapa do processo e aumentou sua capacidade de produção de fibra de alto rendimento para 90 mil toneladas por ano. O investimento foi decisivo para alcançar seu recorde histórico nas vendas de fibras de alto rendimento registrado em maio deste ano, quando foram comercializadas 6.470 toneladas contra as 6.200 toneladas do recorde anterior, ocorrido em 2018.

“Nossos investimentos em processos contínuos de retrofit nas unidades de produção nos permite buscar cada vez mais melhorias que tornam nosso processo mais eficientes e sustentáveis”, destaca o diretor da Melhoramentos Florestal, Thomas Meyer.