Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Melhoramentos firma contrato com Grupo IBS Energy para criação de nova linha de energia elétrica dedicada às suas operações em Camanducaia (MG)

A Melhoramentos - companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – acaba de firmar contrato com o Grupo IBS Energy, referência em soluções estruturadas de energia, para o fornecimento de energia no mercado livre, em uma nova linha dedicada à empresa em Camanducaia (MG).

O acordo garante o fornecimento de energia limpa certificada a partir da construção de uma subestação de energia elétrica e uma linha de transmissão de alta tensão de 138kV na região. Pelo modelo de contrato, a IBS investirá cerca de R$ 60 milhões na solução. O objetivo é trazer maior estabilidade operacional e viabilizar potenciais expansões da fábrica da Melhoramentos, onde são produzidas fibras de celulose de alto rendimento usadas na fabricação do papel tissue e papel cartão, matéria-prima essencial para o setor de embalagens.

A energia que será fornecida possui o Certificado Internacional de Energia Renovável, assegurando a proveniência exclusiva de fontes renováveis.

“Realizamos melhorias contínuas em nossos processos operacionais buscando maior produtividade, controle dos processos, qualidade dos produtos e redução dos impactos ambientais. Agora, com o fornecimento de uma linha exclusiva de energia certificada, damos mais um passo para continuar nosso crescimento sustentável”, destaca o diretor Florestal da Melhoramentos, Thomas Meyer.

A unidade fabril recebeu investimento recentes tornando processos mais eficientes e sustentáveis. Um deles foi o retrofit do canal e da turbina geradora de energia que movimenta a produção de desfibradores de madeira e trouxe ganhos efetivos à operação, além de reduzir em quase 30% o consumo de eletricidade nessa etapa do processo produtivo.

“A IBS Energy assumiu as responsabilidades pela implantação da solução colocando seus próprios ativos com uma estimativa inicial de investimento de R$ 60 milhões. Com certeza nasce uma parceria duradoura entre nossas empresas e é muito gratificante para o Grupo IBS Energy ter como cliente uma empresa do porte e histórico da Melhoramentos” comenta Luiz Mello, CEO do Grupo IBS Energy.

Para a diretora de Estratégia e Novos Negócios da Melhoramentos, Carolina Alcoforado, o modelo escolhido para esta parceria consolida a busca por soluções com benefícios ambientais e econômicos. “Acreditamos nas parcerias que colaborem com nosso propósito de fazer crescer para melhorar o amanhã. Essa iniciativa contribuirá para avançamos na estratégia para fortalecer a nossa atuação nos segmentos de negócios em que já atuamos, bem como acelerar projetos de diversificação do nosso portfólio baseado na fibra de alto rendimento, reafirmando nossa vocação de empresa centenária e empreendedora”, afirma.

Em 132 anos de atuação no país, com um patrimônio ambiental que abrange uma área de 148 milhões de m2, com 819 nascentes de água protegidas por áreas nativas e 27,3 milhões m2 de florestas de alto valor de conservação, a Melhoramentos investe em controles rigorosos dos seus processos, que vão além da legislação brasileira.