Melhoramentos alinha suas estratégias aos pilares de ESG.

Melhoramentos alinha suas estratégias aos pilares de ESG.

Em meio a um processo de renovação de posicionamento estratégico, a Melhoramentos alinha suas estratégias aos pilares de ESG. No segmento fibras de celulose, que corresponde a 70% das receitas, além da certificação de 100% de seus produtos pela FSC (Forest Stewardship Council), a Melhoramentos aposta na produtividade racional e sustentável. O volume de insumo hoje utilizado para produzir cada tonelada de fibra é metade do utilizado na fabricação da celulose convencional. Além disso, a companhia investe no desenvolvimento de novos produtos de caráter sustentável para a indústria de garrafas PET, tapetes, embalagens, copos e canudos, em substituição ao plástico.

Quanto à geração de energia e à gestão dos resíduos sólidos, a empresa tem como meta, até 2026, assegurar que toda energia consumida no processo fabril seja gerada internamente e os resíduos, por sua vez, também tratados internamente. Atualmente, este índice é de 70%, no caso da energia, e de 88, no caso dos resíduos. Ainda neste segmento, merece destaque a baixa emissão de poluentes (0,9% de tudo que é produzido pela empresa), com volume muito maior de remoções em comparação a todas as emissões.

Na governança e no social, cresce cada vez mais a presença feminina nos cargos de decisão, a começar pelo Conselho de Administração, presidido por Patrícia Bentes, além de uma das cinco conselheiras independentes que inclui Andiara Pedroso Peterlle. Na diretoria executiva, três das cinco cadeiras são ocupadas por mulheres: Carolina Alcoforado (operações), Fernanda Saboya (editorial) e Karin Neves (Jurídico, Sustentabilidade e RH).  Também crescem as ações que buscam maior interface com a população. A Melhoramentos mantém a Escola Alice Weiszflog, instituição modelo na zona rural de Camanducaia (MG), aberta a toda população.