Medidas para mitigação das mudanças climáticas estão no dia a dia do Grupo Eucatex

Medidas para mitigação das mudanças climáticas estão no dia a dia do Grupo Eucatex

Os produtos da Eucatex têm origem e cadeia sustentável, pois são provenientes de florestas plantadas com um manejo florestal responsável e cadeia de custódia certificada, ou seja, atende a critérios rigorosos do ponto de vista ambiental e social, há mais de 25 anos. A Eucatex também possui um Programa de Reciclagem de Madeira e recentemente assinou um contrato de compra de longo prazo de energia solar. São essas algumas ações de destaque que mostram a contribuição da Eucatex no debate sobre a mitigação das mudanças climáticas.

Origem e Cadeia Sustentável

A Eucatex foi uma das primeiras empresas brasileiras a conquistar o selo de manejo florestal responsável e, poucos anos depois, a obter também a certificação do sistema de gestão ambiental. Além disso, possui o selo de cadeia de custódia, atestando que é realizada a devida diligência. Os esforços para cada vez melhorar seus processos podem ser vistos na manutenção dos selos, que são auditados todos os anos.

Os plantios de eucalipto respeitam a legislação aplicável, protegem as áreas de preservação permanente e reserva legal, não realizam desmatamento e não empregam o uso do fogo. As operações são avaliadas quanto a sua qualidade, para gerar florestas de alta produtividade, e monitoradas quanto aos seus impactos ambientais e sociais.

Programa de Reciclagem de Madeira

A Eucatex possui a Central de Reciclagem de Madeira, a maior em escala industrial da América Latina, que é alimentada por meio do Programa de Reciclagem desde 2004. São mais de 100 mil toneladas de resíduos de madeira reaproveitados por ano nas caldeiras da fábrica de Salto.

O Programa utiliza uma transportadora própria, que capta, seleciona e dá destinação aos resíduos de madeira, como paletes, caixas, tábuas, resíduos de construção civil, painéis de madeira em geral, podas de árvores, entre outros, provenientes de empresas cadastradas, até um raio de 100 km de Salto, dando um destino correto ao material coletado. Mais de 300 empresas são parceiras do Programa de Reciclagem, assim como ecopontos, aterros sanitários e profissionais autônomos, que também recebem orientação sobre como recolher os resíduos de forma adequada, promovendo o desenvolvimento socioeconômico na região.

O material coletado é transformado em biomassa abastecendo as caldeiras da Unidade Madeira (Chapas), para geração de energia térmica, e com isso, é evitado o uso de energia proveniente de combustíveis fósseis. 

Energia Solar da Usina Castilho

Recente contrato de compra de energia elétrica de longo prazo (PPA) foi firmado com o Grupo Comerc Energia, parte de um investimento na usina solar Castilho, a maior do estado de São Paulo, com capacidade de geração de 269 MWp, em regime de autoprodução.  

A parceria permite à Eucatex reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em cerca de 966 mil toneladas ao longo dos 15 anos do contrato (o equivalente à absorção realizada por 6,8 milhões de árvores ao longo de 20 anos), contribuindo significativamente para a descarbonização das atividades da companhia e para o cumprimento das metas ESG.

A energia gerada na usina solar Castilho será responsável por aproximadamente 50% da demanda de energia do Grupo Eucatex.  A energia necessária restante tem matriz hidrelétrica.

Para consolidar as ações e impulsionar a inovação, hoje o Grupo Eucatex conta com uma estratégia ESG, que traduz no cerne da companhia a sustentabilidade. Adiciona assim às práticas já realizadas, o Inventário de Gases de Efeito Estufa e no Relatório de Sustentabilidade que, em breve, serão apresentados à sociedade.