MD Papéis conquistou a certificação I-REC
A MD Papéis conquistou mais um marco em sua jornada de sustentabilidade ao adquirir Certificados Internacionais de Energia Renovável(I-REC), reforçando seu compromisso com a implementação de uma matriz energética limpa e renovável. Os certificados I-REC atestam que toda energia consumida pela empresa para operar, a partir de agora, é proveniente de uma fonte limpa.
A indústria de papelcartão, localizada em Limeira, no interior de São Paulo, evitou a emissão de 858,5 toneladas de CO² equivalentes, conforme seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2023, publicado no Registro Público de Emissões do Brasil. Esse resultado foi alcançado com a substituição da energia elétrica convencional por energia eólica, reforçando o compromisso da empresa com a agenda Environmental, Social and Governance (ESG), a preservação ambiental e o bem-estar social.
O Diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento expressa grande orgulho com essa conquista, considerada um marco importante para a empresa. Ele ressalta que essa realização comprova o compromisso inabalável com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Ao adotar a energia eólica, a MD Papéis demonstra que é possível alinhar o crescimento econômico com práticas ecologicamente corretas, priorizando a vida e o meio ambiente.
Certificados e sistema I-REC
Os Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) permitiu a neutralização das emissões de gases de efeito estufa associadas ao consumo de energia , conhecidas como emissões de Escopo 2,Além de garantir a origem limpa da energia utilizada pelas empresas e de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os I-RECs incentivam a produção de energia renovável e promovem a responsabilidade socioambiental.
No Brasil, a emissão dos certificados I-REC é realizada pelo Instituto Totum, entidade cadastrada no sistema I-REC Standard. Esse sistema, globalmente reconhecido, permite o rastreamento e a contabilidade padronizada da energia elétrica proveniente de fontes renováveis. As diretrizes do I-REC garantem a transparência e a integridade no processo de certificação de energia renovável. O sistema I-REC permite que as empresas rastreiem os atributos da energia renovável desde o ponto de geração até o consumo final, o que é imprescindível para atender as exigências regulatórias e alcançar as metas de sustentabilidade. Essa prática está alinhada aos princípios ESG, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU , sobretudo ao ODS 7, que tem como foco garantir o acesso universal à energia limpa, acessível, confiável e sustentável.