Mais de 12 mil alunos são beneficiados por projetos de educação ambiental promovidos pela CMPC
Iniciativas estão presentes em cerca de 20 municípios distribuídos por todo estado do Rio Grande do Sul
Conviver com as comunidades vizinhas e gerar valor compartilhado para o desenvolvimento da sociedade como um todo são dois pilares que movem a CMPC em suas ações diárias. Por essas razões, a companhia investe em diversos projetos em educação que despertem em estudantes a necessidade de preservação do meio ambiente.
Entre 2022 e 2023, a empresa patrocinou e apoiou aproximadamente 20 iniciativas ligadas à educação ambiental, que beneficiaram aproximadamente 12 mil pessoas direta e indiretamente, em mais de 20 municípios gaúchos, como Guaíba, Barra do Ribeiro, Pelotas, Cachoeira do Sul, Butiá, entre outros.
O Projeto Educação Ambiental do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), apoiado pela CMPC, é uma das iniciativas que mais se destacam. Desenvolvido dentro da Escola Aurora Ferreira, na Vila Capilha, no município de Rio Grande, a ação é destinada não só para o atendimento de estudantes e funcionários locais e tem como foco criar uma cultura de aprendizagem voltada à preservação da natureza, e incentivar a construção de espaços de jardinagem.
Outro objetivo é fortalecer os laços da comunidade com a instituição por meio de atividades realizadas no pátio e entregar uma opção de lazer, diversão e ensino para todos os moradores da região.
Na cidade de Barra do Ribeiro, 60 km ao sul da capital gaúcha, a CMPC promove o projeto “Meio Ambiente: Vivenciar para Preservar”. A iniciativa consiste na realização de oficinas de educação ambiental em duas escolas municipais de ensino fundamental para crianças do quinto ao nono ano letivo.
Por meio de aulas teóricas com atividades interativas sobre preservação da natureza e exposições, os estudantes são convidados a desenvolver um olhar crítico da realidade e encontrar soluções para uma melhor convivência da comunidade com o meio ambiente que o cerca. Os alunos também participam de atividades práticas, como vivências de observação em campo e navegação pelos rios existentes na região a bordo do lanchão seival.
Já o Desvendar Canoagem, mais uma das iniciativas apoiadas pela CMPC, tem por primícia unir esporte e educação ambiental. Com aulas gratuitas voltadas para crianças das instituições de ensino municipais de Guaíba, cidade onde está localizada a unidade industrial da empresa. As oficinas ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar.
Além de popularizar o esporte olímpico entre os estudantes da região, a ação tem como missão estimular os participantes a desenvolverem um estilo de vida com práticas mais saudáveis, a autonomia, o senso crítico, a cooperação e a conscientização ambiental.
Durante as aulas, os alunos participam de palestras e atividades que promovem o desenvolvimento de consciência sobre os recursos naturais e o papel do ser humano na preservação, coletas de resíduos do Lago Guaíba (local onde são realizadas as atividades práticas), além de ensinar como reaproveitar esses materiais para a construção de equipamentos esportivos recicláveis, que são utilizados pelos próprios estudantes.