Klabin mantém estratégia consistente de gestão hídrica

Companhia adota medidas para reduzir o consumo, otimizar processos produtivos e promover a segurança hídrica nas regiões onde atua
A Klabin tem a sustentabilidade como um dos pilares de sua atuação e, por meio de estratégias alinhadas às melhores práticas do mercado, busca aprimorar constantemente a eficiência de suas operações, em especial no uso de recursos naturais, como a água. Com as ações consistentes para gestão hídrica, a Companhia reforça seu compromisso com a conservação desse recurso essencial, adotando medidas para reduzir o consumo, otimizar processos produtivos e promover a segurança hídrica nas regiões onde atua.
Nos últimos 20 anos, a Companhia reduziu em cerca de 50% o seu uso específico de água (quantidade de água captada por tonelada de produto produzido) por meio da implementação de ações de melhoria da gestão dos seus indicadores ambientais, realizando o monitoramento de 100% da água captada em todas as suas fontes (águas superficiais de rios, águas subterrâneas e de sistemas de distribuição de terceiros), que permite o acesso a dados para embasar a identificação de oportunidades e a adoção de ações de redução do uso deste recurso, além da implementação de uma série de projetos para redução do uso de água, priorizando historicamente ações de conscientização, fechamento de circuitos, reaproveitamento do uso de água e redução de desperdícios. As operações industriais da companhia realizam análises críticas mensais para acompanhar indicadores ambientais e garantir a eficiência no uso da água.
Estas ações de reúso de água em processos industriais, a captação de água da chuva para usos não potáveis e a instalação de medidores ajudam a aprimorar a gestão de consumo. Em paralelo, o Grupo de Trabalho de Gestão de Água, composto por um grupo multidisciplinar de especialistas de diferentes áreas, atua para promover o benchmarking entre unidades e identificar oportunidades de melhoria.
Na área Florestal, a Klabin adota a metodologia de manejo hidrossolidário em florestas próprias, com foco em segurança hídrica territorial, uma abordagem pioneira que equilibra a produção florestal e a disponibilidade de água para comunidades vizinhas e processos ecológicos. A atividade se inicia na etapa de planejamento florestal, fase na qual as microbacias hidrográficas e os pontos de captação de água das comunidades vizinhas são mapeados. A metodologia contribui para a proteção dessas áreas, aumentando a segurança hídrica no entorno da operação.
A Companhia também segue com as metas dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), ou seja, ampliando seus esforços para reduzir, até 2030, em 20% o consumo específico de água industrial (em relação ao ano de 2018) e ter 100% de operações florestais sob gestão própria com manejo hidrossolidário até 2030, além de garantir que 100% de suas operações florestais operem sob a mesma estratégia. No Dia Mundial da Água, a Companhia reafirma seu compromisso com a gestão eficiente desse recurso essencial, demonstrando que a sustentabilidade faz parte do seu DNA.