Klabin mantém a circularidade como pilar da estratégia ambiental

A Klabin tem avançado em sua estratégia de promover a economia circular por meio da integração de práticas sustentáveis e eficientes em sua operação. Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a empresa tem a circularidade como uma das premissas de sua estratégia ambiental, integrando o conceito a todas as etapas do ciclo de vida de seus produtos; desde a origem renovável da matéria-prima até o retorno seguro ao meio ambiente.
A circularidade começa nas florestas plantadas e certificadas, base de um modelo produtivo que alia conservação ambiental, sequestro de carbono e uso responsável dos recursos naturais. É com essa matéria-prima renovável que a Klabin desenvolve papéis para embalagens com fibras virgens e recicladas, recicláveis e biodegradáveis, reduzindo o uso de materiais de origem fóssil e promovendo uma economia de baixo carbono. Comprometida com a redução de resíduos, a empresa alcançou, em 2023, o índice de 99,3% de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos industriais. O resultado reflete a eficiência dos processos internos, especialmente, nas unidades de Otacílio Costa (SC), Monte Alegre (PR) e Ortigueira (PR).
A Companhia investe anualmente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), direcionando aportes à área florestal, para melhorar tecnologia e performance, além de projetos voltados à economia circular e à redução do uso de materiais fósseis. O Centro de Pesquisa Florestal, assim como o Centro de Tecnologia (CTK) e o Centro de Tecnologia de Embalagens (CTE) têm papel fundamental no avanço da eficiência operacional e na criação de soluções inovadoras e sustentáveis, atendendo clientes e acelerando o desenvolvimento de produtos que contribuem para a circularidade.
Para ampliar a circularidade em toda a sua cadeia produtiva, estruturou um procedimento interno que reconhece projetos de economia circular, com critérios claros que abrangem desde operações industriais circulares até a inovação para o desenvolvimento de produtos que promovam a circularidade. Alguns cases de benchmarking estão em andamento, com parcerias que envolvem clientes e fornecedores, fortalecendo o conceito de economia circular em toda a cadeia de valor.
Um bom exemplo deste trabalho é o Saco EkoMix para cimentos e argamassa. Composto de papel dispersível, o produto pode ser integrado ao processo de preparação do concreto. Com a embalagem sendo utilizada na massa, elimina-se a geração de um resíduo no segmento da Construção Civil. Além disso, o EkoMix atende o mercado interno e externo, correspondendo a uma carência por soluções que reforcem práticas de economia circular de baixo carbono.
As diretrizes que orientam essa atuação estão formalizadas nos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), lançados em 2020 e alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com metas de curto, médio e longo prazo, os KODS consolidam compromissos como o de zerar o envio de resíduos industriais para aterros. Todos os objetivos e indicadores podem ser consultados no site: https://www.klabin.com.br/sustentabilidade/painel-asg/