Klabin incentiva o crescimento econômico de comunidades por meio de programas socioambientais

Klabin incentiva o crescimento econômico de comunidades por meio de programas socioambientais

A Klabin nasceu com desenvolvimento sustentável em seu DNA e empenha-se diariamente para contribuir com as comunidades onde está inserida, fomentando ações de geração de renda e socioambientais. Na vanguarda da sustentabilidade do setor papeleiro, a Companhia busca compartilhar seu conhecimento por meio de ações que fomentem a importância do cuidado ambiental e social com pequenos e médios produtores.

O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis nasceu, em 2019, com este propósito. Por meio do projeto, que é realizado em parceria com a Apremavi e o Sebrae, a Companhia auxilia agricultores familiares na recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, conservação de remanescentes florestais, planejamento na instalação das atividades produtivas e diversificação da produção agropecuária, que permitem conciliar beleza e qualidade de vida com produtividade e rentabilidade. Como resultado, mais de 70% dos agricultores atendidos relataram aumento de renda.

Em uma segunda frente de trabalho, o Matas Sociais também contribuiu com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios de Tibagi (PR), Ventania (PR) e Imbaú (PR). Trata-se de uma iniciativa que visa legalizar toda a comercialização de produtos de origem animal, como mel, queijos, ovos, leite, embutidos, entre outros, nos comércios e mercados locais.

Para o município conseguir oferecer esse serviço de inspeção, é necessária a contratação de um veterinário responsável pela fiscalização e averiguação técnica do produto, carro próprio para realizar as vistorias e uma área de trabalho dentro da secretaria municipal. Todos os produtos de origem animal passam por essa inspeção, para identificar se estão dentro das normas sanitárias. Se estiverem de acordo, podem ser comercializados em mercados, hotéis e restaurantes. Entre as vantagens do programa, os produtores relatam o aumento na produção e no volume comercializado após o SIM, além da garantia de entrega de produtos de qualidade ao consumidor.

Em Lages, Santa Catarina, a Klabin concilia a circularidade com os esforços em prol da comunidade, apoiando a Tramatusa, uma associação de mulheres artesãs que produz peças decorativas a partir da fita tusa. O resíduo do processo de fabricação de papel é doado mensalmente pela Companhia, desde meados de 2013, para a confecção de peças como luminárias, cestos, moldura de espelhos, porta-retratos e vasos, que possuem design diferenciado e ecologicamente responsáveis. Além da Tramatusa, a Klabin cede a fita tusa para outras entidades como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina, Associação de Deficientes Visuais de São Joaquim e outras na região de Telêmaco Borba, no Paraná.

Consciente da importância do investimento socioambiental como forma de impulsionar a economia e a proteção ao meio ambiente, a Klabin busca estimular o desenvolvimento de práticas sustentáveis por meio de seus programas. Dessa forma, a Companhia está cada vez mais próxima das comunidades, incentivando ações alinhadas ao empreendedorismo, economia circular, além de soluções inovadoras que visam um futuro mais verde e inclusivo.