Klabin I O combate às mudanças climáticas precisa estar atrelado à estratégia de negócios

Klabin I O combate às mudanças climáticas precisa estar atrelado à estratégia de negócios

A Klabin acredita que o combate às mudanças climáticas é uma questão prioritária para as empresas de base florestal, tanto pelos riscos que representam ao negócio, quanto para a ameaça que trazem à sociedade em geral. Neste sentido, a Companhia possui uma matriz detalhada de riscos e oportunidades climáticos, que inclui desde o mapeamento interno dos impactos já ocorridos devido a eventos climáticos até os principais riscos futuros e oportunidades, contando também com apontamentos da Conferência do Clima (COP) e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). 

Consciente da importância de medidas concretas que contribuam para o combate e a mitigação das mudanças climáticas, a Klabin foi uma das primeiras empresas brasileiras a se tornar signatária do movimento Business Ambition for 1.5º C – Our Only Future, da Organização das Nações Unidas (ONU), ainda em 2019, por meio do qual se comprometeu a promover ações que limitassem o aumento da temperatura global a 1,5°C, alinhado ao que cientistas acreditam ser necessário para reduzir os impactos das mudanças climáticas. A evolução desta jornada resultou, em 2021, na ampliação do compromisso a partir da adesão à visão Net Zero, ou seja, reduzir, ao máximo, suas emissões e neutralizar o saldo, zerando totalmente seu balanço até 2050. Cabe ressaltar também que, em 2020, a empresa se tornou TCFD Supporter, o que representa apoio público às recomendações do Financial Stability Board acerca da gestão de riscos e oportunidades do clima, aperfeiçoando assim a transparência e a comunicação sobre o tema.

O caminho para alcançar estes objetivos está definido na Agenda 2030 da Companhia, que consolida os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança. Os compromissos estão organizados a partir de 23 temas prioritários, divididos em quatro pilares, que possuem várias metas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Especificamente no que tange a redução de gases do efeito estufa, a Klabin buscou o amparo da ciência para a definição de suas metas, que foram validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). Entre 2003 e 2020, a Companhia reduziu em 64% suas emissões específicas de GEE e a meta aprovada junto à SBTi representa uma contribuição ainda mais ambiciosa no combate ao aquecimento global ao prever a redução das emissões de CO2 (escopos 1 – emissões próprias e 2 – emissões em energia comprada) por tonelada de celulose, papéis e embalagens em 25% até 2025, e em 49% até 2035, tendo 2019 como ano-base.

Cabe ressaltar que a empresa já possui um balanço positivo de carbono, pois suas áreas florestais capturam e fixam CO2 suficiente para compensar as emissões oriundas de seu processo produtivo, realizando um serviço ambiental extremamente importante no combate às mudanças climáticas. Atualmente, a Companhia possui 4,5 milhões de toneladas de carbono equivalente no chamado estoque líquido anual. Além disso, a Klabin contribui também para a Meta da NDC Brasil, um compromisso brasileiro para cumprimento das metas do Acordo do Clima COP-21, que discorre sobre “restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, para múltiplos usos”. 

O amplo trabalho realizado pela Companhia a tornou a única empresa brasileira convidada para fazer parte do COP-26 Business Leaders, grupo responsável por difundir e engajar o setor privado no tema mudanças climáticas, além de tratar das pautas da 26ª Conferência das Partes da ONU. Além disso, o diretor-geral da Companhia, Cristiano Teixeira, foi eleito pelo Pacto Global embaixador pelo clima, no ODS13 – Mudanças climáticas, no programa Liderança com Impacto.

As ações práticas em prol do fomento da discussão em torno das mudanças climáticas no setor privado levaram a Klabin a se unir à Rede Brasil do Pacto Global da ONU para lançar o ImPacto NetZero, que convida as empresas a avaliarem a adoção de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, com base na ciência, e a sociedade a se engajar na causa em prol de um planeta mais sustentável. Na visão da Companhia, mostrar os benefícios da inserção da sustentabilidade como parte essencial das estratégias de negócios das empresas mobiliza mais atores pela causa e contribui para fazer a diferença em um futuro mais sustentável para o planeta e, para isso, o movimento tem realizado lives mensais para maximizar a disseminação do assunto.