Irani: Apiário em florestas da Irani Papel e Embalagem movimenta economia e reforça compromisso social

Irani: Apiário em florestas da Irani Papel e Embalagem movimenta economia e reforça compromisso social

A Irani Papel e Embalagem mantém 48% de sua base florestal em Santa Catarina destinada à conservação. E há mais de 10 anos, a empresa destina parte de suas florestas nativas no Estado para a realização de apicultura.

O projeto promovido em parceria com a Sulmel, uma das principais produtoras de mel de Santa Catarina, conta com aproximadamente 500 colmeias, que resultam na extração de cerca de 7,5 mil quilos de mel durante o ciclo.

A ação está alinhada ao compromisso da Irani Papel e Embalagem com o desenvolvimento sustentável para a construção de uma economia verde, mantendo, ainda, um relacionamento saudável entre a apicultura, o meio ambiente e a sociedade.

O projeto está atrelado também às iniciativas que envolvem as comunidades do entorno e demais stakeholders, que recebem o mel durante o desenvolvimento e participação de ações socioambientais.

Desde 2008, a companhia promove a tradicional visita guiada na Trilha Ecológica dos Xaxins, que está localizada dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Prof. Yara C. Nicoletti, criada pela portaria nº83/2018, e conta com 285 hectares de floresta nativa preservada.

A visita, voltada a escolas e ao público em geral do entorno, conta com um trajeto de 2,5 km em meio a mata nativa típica de Mata de Araucária. Nela é possível ter contato com árvores centenárias e até mesmo ver animais comuns da região, como tatus, quatis, veados, macacos, graxains e diversos tipos de aves.

Os participantes recebem informações sobre os projetos de monitoramento ambiental da Irani, a importância das interações ecológicas e o papel de cada um nas ações de preservação ambiental. Além do aprendizado, os participantes também ganham um pote de mel produzido nas áreas da Irani.

No momento, por conta da pandemia da Covid-19, o projeto se encontra temporariamente suspenso, mas a previsão é que seja retomado em breve.