International Paper atua por um futuro melhor para as pessoas, o planeta e a empresa

International Paper atua por um futuro melhor para as pessoas, o planeta e a empresa

Sustentabilidade é o papel da IP no mundo. É mais do que apenas proteger o meio ambiente e conservar os recursos naturais. É também o compromisso diário com as pessoas e comunidades, e, acima de tudo, o compromisso da empresa em fazer negócios de maneira responsável, reconhecendo a interdependência entre lucro, pessoas, planeta e os produtos que criamos.

Como parte da nossa estratégia de Sustentabilidade, definimos métricas de longo prazo na busca contínua pela evolução da performance operacional e financeira, com foco no negócio e no setor. “Nossa estratégia e KPIs nos apoiam nas tomadas de decisões internas, reduzindo nossos riscos e dando foco às nossas oportunidades. Além disso, embasam e solidificam critérios de tomada de decisão externa por parte dos nossos stakeholders, dando transparência e construindo confiança. O que chamamos de ESG nos prepara para o futuro e garante a perenidade da nossa empresa”, afirma Mariana Claudio, gerente de Engajamento com a Comunidade & Sustentabilidade da IP.

Os objetivos da IP para a próxima década contemplam quatro metas macro: liderar esforços de gestão florestal globalmente; aumentar o bem-estar dos profissionais por meio de locais de trabalho ainda mais seguros, acolhedores e inclusivos, além de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das comunidades; melhorar o impacto das mudanças climáticas e promover a gestão responsável e compartilhada de recursos hídricos; e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, por meio de produtos inovadores à base de fibras renováveis.

Cada meta tem de um a três propósitos específicos e mensuráveis, permitindo que a empresa acompanhe seu progresso ao longo da próxima década. São eles:

  •  Reduzir as emissões de gases do efeito estufa de escopos 1, 2 e 3 em 35%, alinhadas à melhor ciência climática disponível, assim como reduzir o uso de água em 25% e implementar planos de gestão de água baseados em contexto em todas as fábricas;
  • Conservar e restaurar 405 mil hectares de florestas ecologicamente significativas;
  • Ter 100% de suas fibras provenientes de florestas gerenciadas de forma sustentável ou de fibras recuperadas no processo de proteção de florestas, bacias hidrográficas e biodiversidade;
  • Zero acidentes entre os profissionais e prestadores de serviço;
  • Melhorar a vida de 100 milhões de pessoas das comunidades das quais faz parte;
  • Alcançar 30% de representação geral de mulheres, 50% de mulheres em cargos assalariados e implementar planos regionais de diversidade;
  • Avançar em soluções circulares em toda a cadeia de valor e criar produtos inovadores e 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

“Ser responsável é atuar de forma a gerar, agregar e compartilhar valor em toda nossa cadeia e com todos os públicos com os quais nos relacionamos.”, reforça Mariana. “Nossa busca pela inovação é contínua, oferecendo soluções que criam infinitas possibilidades e tendo a sustentabilidade como a única forma de fazer negócio”, conclui.

A implementação das metas é conduzida por grupos de trabalho multidisciplinares que contam com representantes de diferentes áreas, unidades e cargos da empresa, garantindo conhecimento amplo e olhares específicos. Esse time é apoiado por um suporte transversal de outras equipes, além de contarem com sponsors que são membros da diretoria.

Uma governança focada em resultados consistentes e sempre alinhada ao propósito da empresa mostra que a visão 2030 reflete o compromisso da IP, em oferecer desempenho para continuar a ser o parceiro de negócio preferido dos clientes. A empresa preferida pelos profissionais e o investimento preferido dos acionistas.