Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Postergadas inscrições do Prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2022-2023

As inscrições para o prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2022-2023, promovido pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA), encerram dia 10 de junho. A premiação tem como objetivo selecionar pessoas e projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria florestal mundial sob a ótica de pesquisa e desenvolvimento, inovação e melhorias de processos que beneficiem a indústria de base florestal e sua cadeia produtiva.

O tema desta edição é “Construindo uma Economia de Baixo Carbono com Florestas e Produtos Florestais Positivos para o Clima”. Podem participar pesquisadores (as), estudantes e profissionais (até 30 anos) dos vários países e regiões membros da entidade. 

A premiação está dividida em duas etapas:  

• Etapa regional (São Paulo, Brasil) – concederá ao jovem com o projeto mais inovador um prêmio no valor de R$ 8.000,00. O orientador ou a orientadora do projeto também receberá premiação no valor de R$ 5.000,00. 

• Etapa internacional (país a ser definido) – após seleção dos vencedores (as) das etapas regionais, os autores ou autoras dos três melhores projetos terão a oportunidade de apresentar seu projeto aos presidentes de empresas mundiais do setor florestal, em país a ser definido no final de 2022. As despesas de viagem serão concedidas pelo ICPFA. 

Nesta edição a banca da etapa nacional será composta por professores e professoras da UFSM (RS); UFJ (GO); UFLA (MG); IPT (SP); e UFRB (BA), garantindo maior representatividade e ampliando a aproximação da Ibá com a comunidade científica brasileira. Confira quem fará parte da banca:

 

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE), grupo com 11 anos de atuação em restauração de ecossistemas nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Pesquisa a temática da invasão biológica, estratégias de restauração em ecossistemas campestres e florestais, agroflorestas e os vínculos sociais da restauração ecológica. Membro da Rede Sul de Restauração Ecológica e da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica.
 


Docente da Universidade Federal de Jataí e orientador da empresa júnior Forestalis. Idealizador da Incubadora de Base Tecnológica (Beetech) e do Parque Científico e Tecnológico de Jataí (JataíTech), participou do Comitê de avaliação Técnica - da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, e foi cofundador da Biotech Amazonia uma empresa criada como spin-off acadêmico de base tecnológica.
 


Engenheiro Florestal (UFLA), mestre em Zootecnia (FZEA/USP), doutor em Ciência e Eng. De Materiais (USP, São Carlos), atualmente é Professor Associado no Depto. de Ciências Florestais da UFLA, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais, com experiência em materiais baseados em celulose e lignocelulósicos. 

 
Ecóloga, Mestre em Tecnologia Ambiental, é Pesquisadora do IPT na área de biodeterioração e proteção de madeiras para a construção civil, sustentabilidade e gestão ambiental do Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos. Foi Diretora do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais e responsável pela Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do IPT. É Presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira e coordenadora institucional do curso de especialização em Arquitetura da Madeira: projeto e tecnologia do IPT.
 




Engenheiro florestal, mestre e doutor em Ciências Florestais. Atualmente é professor do curso de Engenharia Florestal da UFRB e do programa de pós-graduação em Ciências Florestais da UESB. Atua no Manejo Florestal, Economia e Legislação Florestal.
 
Inscrições devem ser enviadas para patricia.machado@iba.org contendo resumo, currículo e carta de recomendação conforme edital publicado no site da Ibá até 10/06.