Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Iniciativas de eficiência energética da Klabin diminuem emissões de Gases de Efeito Estufa

Desde a sua fundação, a Klabin se empenha para contribuir com o desenvolvimento sustentável. Para isso, são estudadas e praticadas as melhores estratégias para que se alcance um futuro mais sustentável e ciente da importância desse tema. Uma dessas frentes é o uso da energia renovável. A matriz energética renovável dispensa o uso de combustíveis fósseis e se regenera naturalmente, sendo uma grande aliada na sustentabilidade e na diminuição da emissão de poluentes. Sabendo dessa importância, a Klabin mantém 90,9% de sua matriz energética vinda de fontes limpas e renováveis e vem criando soluções para aumentar ainda mais essa porcentagem.  

A Unidade Puma da Klabin, localizada em Ortigueira (PR), é um exemplo de sucesso nessa frente. A unidade vem colocando em operação turbogeradores para produzir energia elétrica e suprir a demanda de eletricidade da produção fabril – duas máquinas de celulose, uma de papel Kraftliner e uma máquina de papel-cartão (MP28). A produção de energia ocorre a partir da combustão de produtos renováveis já utilizados no processo de produção de celulose e papel. Além disso, a energia renovável excedente é repassada para o Sistema Interligado Nacional, que operacionaliza a energia elétrica do país, ou seja, não há desperdício.  

Entre outros esforços em destaque da Companhia para avançar na eficiência energética está a substituição, em 2022, do óleo combustível pelo uso do gás de síntese, produto gerado pela gaseificação de biomassa na Unidade Puma II. Trata-se de uma iniciativa que gera energia 100% renovável e uma economia de 21,5 mil toneladas de óleo BPF por ano, combustível derivado de petróleo e utilizado para abastecer um dos fornos de cal da Companhia. Assim como no caso dos turbogeradores, o gás gerado no processo surge a partir de produtos renováveis de origem das florestas plantadas. Ainda no mesmo ano, a Klabin começou a substituir o piche de tall oil por bio-óleo nos fornos de cal, os quais são biodegradáveis, da Unidade de Correia Pinto (SC). 

De 2003 a 2022, a Klabin reduziu em 68% suas emissões específicas de CO2 equivalente por tonelada de produto gerado. A Klabin foi a primeira empresa no Brasil e do setor de papel e celulose das Américas a se comprometer para a redução de emissões com base na ciência.  Ciente da importância da eficiência energética, a Companhia espera, com seus exemplos, mostrar ao mundo que é possível o desenvolvimento social e econômico caminhar lado a lado da sustentabilidade.